Notícias

ESTAMOS DE OLHO

sábado, 22 de abril de 2017

Chega ao fim rebelião em Arapoti

Após 22 horas, presos da delegacia de Arapoti, na região dos Campos Gerais do Paraná, encerraram neste sábado a rebelião que haviam iniciado por volta das 17h de sexta-feira (21). O motim começou logo depois de renderem e fazerem um agente carcerário refém. O agente foi liberado por volta das 15h. Ninguém ficou ferido.

O grupo reclama da superlotação da unidade, que foi projetada para abrigar 24 pessoas mas conta, atualmente, com 76 presos. Eles pedem ainda a transferência dos detentos já condenados.

"A primeira exigência que a gente fez foi pela manutenção da integridade física do agente, e a segunda foi pela manutenção do espaço físico", comentou o investigador Angelo Simões, responsável pelas negociações.

Em troca do fim do motim, a polícia transferiu seis presos para a Delegacia de Jaguariaíva, na mesma região.

Outra condição acertada é a de que seis presos com progressão de pena prevista sejam avaliados pela Justiça. "O juiz da cidade se comprometeu a fazer um mutirão carcerário na segunda-feira para ver a situação dos que já podem ser liberados", completou.

Ficou definido ainda que também na segunda representantes do Ministério Público façam uma visita à carceragem para avaliar a situação dos presos que estão condenados e aguardam vaga em penitenciárias do estado.

Ainda de acordo com o investigador, durante a rebelião os detentos danificaram as câmeras do circuito de segurança.

Início da rebelião

Os detentos romperam o cadeado de uma das celas e renderam o agente com uma barra de ferro afiada quando ele entrava na carceragem para entregar as marmitas do jantar.

"Ele entrou para fazer a distribuição do jantar. Eles renderam ele lá dentro, tentaram a fuga mas um investigador que estava do lado externo percebeu. Esse investigador fechou a porta e acionou a Polícia Militar. Pedimos reforço para conter esse movimento", contou o delegado Gumercindo Atahyde.

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial