terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Conheça um pouco do Colégio Estadual Milton Sguário

O Colégio atual, denomina-se Colégio Estadual Mílton Sguário – Ensino Fundamental e Médio, teve a sua fundação no ano de 1982, por iniciativa do Senhor Pedro Imar Mendes Prestes – Prefeito Municipal – no período de 1983 a 1988 e o Professor Renato Carneiro – Secretário Municipal da Educação e Cultura, iniciaram um trabalho de pesquisa e levantamentos com o objetivo de implantar uma escola de 5a a 8a séries no Distrito Eduardo Xavier da Silva, mais conhecido popularmente como Sertão de Cima.

O referido trabalho levou em consideração a situação geográfica e populacional. A prioridade era centralizar geograficamente e também o local do maior número de habitantes.

Na época da fundação do estabelecimento de ensino, a única escola que era tida como estadual era a escola do Bairro da Cachoeira. Não havendo possibilidades do prédio da escola ser aproveitado, a alternativa encontrada foi a de que a escola existisse de fato no Bairro Jangai, devido ao fato do local ser mais populoso em razão da existência da fábrica e a Escola Municipal de Jangai – Ensino Primário – possuir , na época, 4 salas de aula.

Sendo assim, a escola passou a existir de fato e funcionando no bairro Jangai, mas na sua documentação, a mesma existia ficticiamente no bairro da Cachoeira , motivo de que era a única escola estadual no interior do município, situação privilegiada para se conseguir a implantação do Ensino de 5a a 8a série.

A Escola Estadual Eduardo Xavier da Silva teve a sua autorização de funcionamento de 1a a 4a séries do 1º grau, pelo Decreto n.º 3503/82 de 20/12/82.

Em 11 de dezembro de 1984, pela resolução N.º 8205/84, a Escola Estadual Eduardo Xavier da Silva foi autorizada a funcionar com o ensino regular, também de 5a a 8a série. O seu Plano de Implantação foi aprovado pelo parecer N.º 3076/89, da SEED.

O Reconhecimento do Estabelecimento e de Curso de 1º Grau se deu pela Resolução N.º 3076/89, de 13/11/89.

A escola teve como seu primeiro Diretor, o Prof. RENATO CARNEIRO, conforme Resolução Secretarial N.º 415/85. Os primeiros professores foram: Djalma Camargo Filho, Roseli Moreto Souza, Ieda Maria de Lima, Roseli Bronguel Vaz, Luiz Henrique Legat e Helena Aparecida Machado.

Embora as instalações não atendessem plenamente as necessidades de funcionamento, a escola iniciou as suas atividades no prédio da Escola Municipal de Jangai. Com a participação da Prefeitura Municipal, na gestão do Prefeito ADEMAR FERREIRA DE BARROS, foi construído através de convênio com a FUNDEPAR, o novo prédio da escola, inaugurado no dia 13 de Março de 1992. Por esta razão, comemora-se o aniversário do estabelecimento sempre no dia 13 de março.

Com o novo prédio, decidiu-se mudar a denominação da escola, já que seu domicílio deixava de ser no Bairro da Cachoeira, Distrito Eduardo Xavier da Silva, e passava ser no Bairro Jangai. Deu-se o nome de ESCOLA ESTADUAL “MÍLTON SGUÁRIO” – ENSINO DE 1º GRAU pela RESOLUÇÃO N.º 2137/91, de 01/07/91, publicada no Diário Oficial do Estado de 12/07/91. A mesma Resolução fixa o domicílio da escola no Bairro Jangai

O nome “MÍLTON SGUÁRIO, foi sugerido pelo então Prefeito Ademar Ferreira de Barros e acatado por toda a Comunidade, por ter sido o empresário, Sr. Mílton Sguário, grande benfeitor de toda a comunidade do Sertão de Cima. Era diretor e proprietário das indústrias Sguário, instaladas nos Bairros da Cachoeira e Jangai. Foi Vereador de 1973 a 1975, e grande colaborador para o progresso e desenvolvimento da região tendo sido agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Jaguariaíva, concedido pela Lei Municipal N.º 1073/90.

A Escola Estadual Mílton Sguário recebe alunos de todos os Bairros Rurais do Distrito Eduardo Xavier da Silva. São eles: Jangai, Bonsucesso, Gentio, Barrinha, Espigão Alto, Chapadão, Cachoeira, Faxinal, Lanças de Cima, Campina do Elias, Cerradinho, Àgua Clara, Prado, Campo Novo, Àgua Branca, Boa Esperança, Fazenda Bonanza, Cerrado da Roseira, Bairro denominado “Em cima da Serra e Bairro dos Alves (os dois últimos pertencentes ao Município de Sengés ).

Nenhum comentário: