quinta-feira, 29 de julho de 2010

Antiga Inpacel Arapoti, hoje Storaenso vai comemorar 18 anos

Fundada em 28 de agosto de 1992 com o nome de Inpacel Indústria de Papel e Celulose Arapoti.

Em 01 de setembro de 2006 foi adquirida pelo grupo Stora Enso
Área construída: 78.500 m²
Funcionários: 360
Capacidade : 200.000 t/ano
Único produtor de papel revestido na América do Sul

80% de vendas no Brasil
Excelente desempenho em Segurança
Excelente eficiência de tempo da Máquina de Papel
Questões Ambientais dentro dos parâmetros exigidos pelo IAP

Histórico da Empresa


A Stora Enso é considerada uma das empresas mais antigas do mundo com mais de 700 anos de atividades ininterrupta. Iniciou suas atividades em 1288 em Falun (Suécia). Em 1998 houve a junção das empresas Stora (Suécia) e Enso (Finlândia) tornando se a empresa de maior capital mundial.

Produzindo 12,7 milhões de toneladas de papel e 6,9 milhões de m3 de produtos de madeira serrada e processada. Em todo o grupo temos em torno de 27 mil empregados.

A Stora Enso atende seus clientes através de uma rede mundial de vendas e marketing, podendo proporcionar serviços locais a todos os seus clientes, entre os quais estão inclusos editoras, gráficas, casas comerciais, distribuidoras, embalagens, marcenarias, demais empresas do setor e construção.

Na América Latina a Stora Enso tem operações florestais no Uruguai e Rio Grande do Sul. Uma unidade fabril em parceria com a FIbria, chamada Veracel, localizada em Eunápolis e outra na região sul, no estado do Paraná, que trata-se da fábrica de Arapoti, localizada a 1150km de Brasília e 450 km de São Paulo.

A Stora Enso Arapoti iniciou sua operação em 28 de agosto de 1992, e em 01 de setembro de 2006 foi adquirida pelo grupo Stora Enso. Atualmente possui 360 funcionários e é a única fabricante de papel revestido e calandrado de baixa gramatura com capacidade de produção anual de 200 mil toneladas de papel revestido, para impressão de revistas, encartes e tablóides e papéis de imprimir e escrever.

Duas fontes de fibras são usadas. Uma fonte é a planta de pasta termomecânica, que utiliza madeira de Pinus e de Eucalipto provenientes de plantios próximos da fábrica. A segunda fonte de fibra é proveniente de celulose Kraft branqueada, a qual é importada principalmente da Argentina, Chile e Finlândia.

A fábrica de Arapoti desde 1994 possui certificação ISO 9001:2000 que garante a qualidade do papel, em 2007 foi certificada na OHSAS 18001:2007 que garante uma gestão da Segurança e Saúde do Trabalho e em 2008 foi certificada pelo CERFLOR que garante a origem da madeira que utilizamos em nosso processo de produção e em 2010 foi certificada no FSC que garante a origem da madeira e celulose que utilizamos em nosso papel.

É a primeira unidade de papel do grupo na América Latina e representa um passo importante na cadeia mundial de produção da Stora Enso

Nenhum comentário: