quarta-feira, 28 de julho de 2010

Rafael Greca e Otélio Baroni, onde estão essas 24 casas?

Cohapar e prefeito de Jaguariaíva debateram desfavelamento no município de Jaguariaíva.
 
Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, definiram, no dia 23/10/2008 vinte dis após as eleições municipais, diretrizes habitacionais para Jaguariaíva, no Norte Pioneiro. Na reunião de trabalho com o prefeito Otélio Baroni, Greca detalhou um  projeto que iria resgatar 24 famílias, perto de 100 pessoas, que moram irregularmente, no bairro Primavera.


O programa teria recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) e iria receber investimentos de perto de R$ 585 mil, sendo R$ 479 mil provenientes do Governo Federal. “Pelo FNHIS, o prefeito vai construir, junto conosco, 24 casas para famílias que vivem irregularmente, em barracos. São casas de 40 metros quadrados, no bairro Primavera, entre as ruas Palmas, São Borja e Canguru”, explicou Greca.

Além do projeto do FNHIS, já em andamento, o presidente da Cohapar descreveu ao novo prefeito a importância da participação do município para o desenvolvimento habitacional de Jaguariaíva. “A idéia é fazermos mais casas em Jaguariaíva, por isso o prefeito eleito já está levando a lista de documentos necessários para aquisição de outros terrenos. Também sugerimos que Baroni faça um levantamento social das áreas de risco e ocupações irregulares da cidade para que possamos trabalhar juntos”, explicou Greca.

Otélio Baroni agradeceu ao presidente Rafael Greca, já que, conforme relatou na reunião, tem a habitação como prioridade dentro do plano de seu governo. “A população de Jaguariaíva está carente de habitação e nós precisamos resolver esse passivo habitacional, conforme também é o desejo do nosso Governador. Estas 24 casas do FNHIS, praticamente a fundo perdido para a população, já que são subsidiadas pelos governos Federal e Estadual, nos mostram que sem união não há evolução. Desta forma, vamos buscar um preceito constitucional de direito de cidadania: a moradia”, enfatizou Baroni.

“Vamos reavaliar a situação habitacional do município, adquirir áreas e, com isso, melhorar a condição social das famílias que hoje vivem precariamente. Isso só é possível se fortalecermos ainda mais as parceria com os governos Federal e Estadual e município, de acordo com a política do governador Requião”, concluiu o prefeito eleito de Jaguariaíva, Otélio Baroni.

ADESÃO – Rafael Greca agradeceu a adesão do novo prefeito à política social desenvolvida pelo governo do Estado em prol da população carente. “O governo do Estado tem todo o interesse de atuar em Jaguariaíva, uma cidade importante pela sua geografia, pela sua história, pela sua economia. É um centro de operariado, ligado à indústria papeleira, onde existe muita pobreza, e também atrai muita migração regional. Por isso, a parceria com a Cohapar, e demais secretarias, se faz de extrema importância, disse o presidente da Cohapar”.

Desde 2003, foram concluídas 65 novas casas em Jaguariaíva em seis empreendimentos. No total, são 256 pessoas do município beneficiadas pelos programas habitacionais do Governo do Estado, que terão mais dignidade, endereço fixo e foram inseridas em programas sociais desenvolvidos pelo governo do Estado. “Este é o rosto do governo do Paraná no interior, que além de moradia, leva outros benefícios às pessoas”, concluiu Greca.
*A pegunta é passaram quase dois anos e aonde estão essas 24 casas prometidas?  as 24 famílias perto de 100 pessoas, que moram irregularmente, no bairro Primavera, conforme os Senhores Greca e Baroni falaram estão na mesma situação ou seja estão pior pois os anos passarm e ficou só as palavras.


A cidade está localizada na região norte do Estado, próxima a Ponta Grossa, e tem uma população de 34.513 habitantes. Originou-se a partir de um pouso de tropeiros no caminho do Viamão, às margens do Rio Jaguariaíva, por volta de 1765

Nenhum comentário: