
"Lançado pelo
governador Ratinho Junior, iniciativa envolve R$ 350 milhões e vai agilizar
obras de infraestrutura e de segurança pública. É o maior aporte de recursos
para planejamento da história do Estado.
O governador Carlos
Massa Ratinho Junior (PSD) lançou ontem, 26, no Palácio Iguaçu, um banco de
projetos executivos de R$ 350 milhões para viabilizar e agilizar obras de
reestruturação de rodovias, ferrovias e da segurança pública. É o maior aporte
de recursos para planejamento da história do Estado. Ele tem formato inédito e
foi desenvolvido para resolver os grandes gargalos históricos do Paraná.
Ratinho Jr. destacou que a
iniciativa demandou o envolvimento de diversas áreas do Governo e é parte de um
programa maior de investimentos e atração de recursos para renovar toda a
infraestrutura do Estado, preparando o Paraná para ser o hub logístico da
América do Sul. “Esse não é um programa do nosso mandato, mas um banco que vai
ficar por muitos anos à disposição dos próximos governadores, deputados e secretários.
É um plano diretor de infraestrutura”, afirmou. O governador também destacou
que assumiu o Governo sem nenhum projeto executivo estruturado, o que
inviabilizava a atração dos recursos necessários para as obras.
Ele também afirmou que a
produção do agronegócio dobra de tamanho a cada dez anos, ritmo que precisa ser
acompanhado pela administração pública. “Nós temos que começar pela base, pelos
projetos, o Paraná nunca pensou dessa maneira.
Com os projetos executivos
estruturados nós teremos condições de buscar recursos para concretizar as obras
que são vitais para o nosso desenvolvimento econômico”, complementou.
RECURSOS –
Fazem parte do banco de projetos R$ 290 milhões para melhorar ou implementar
pavimentação, trevos, contornos e pontes em ligações rodoviárias; R$ 40 milhões
para estruturar a malha ferroviária e concretizar as ligações Foz do
Iguaçu-Cascavel e Dourados-Paranaguá; e R$ 20 milhões para segurança pública, o
que inclui a Cidade da Polícia, penitenciárias, institutos de criminalística e
batalhões. A maior parte dos recursos será disponibilizado pelo Tesouro
Estadual, mas também serão usadas linhas de financiamento do Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID).
OBRAS – Nessa
primeira etapa serão liberados editais para a licitação de R$ 51 milhões em
projetos executivos para 26 trechos de rodovias em todas as regiões do Estado,
envolvendo as PRs 323 (Norte/Noroeste), 280 (Sul/Sudoeste), 092 (Capital/Campos
Gerais), 445 (Norte), 317 (Noroeste), 412 (Litoral), 466 (Centro/Norte), 151
(Campos Gerais/Norte) e 180 (Oeste). O banco de projetos prevê investimentos de
R$ 105 milhões nos primeiros doze meses (2019 e 2020) e outros dois aportes de
R$ 155 milhões e R$ 90 milhões nos anos subsequentes.
PLANEJAMENTO –
O chefe da Casa Civil, Guto Silva, disse que o banco de projetos prepara o
Estado para tirar do papel as grandes obras. Ele também destacou o apoio da
Assembleia Legislativa, que contribuiu para apontar os maiores gargalos das
regiões. “É uma decisão que não é eleitoreira, não é em função do processo
eleitoral, é de quem está pensando o futuro do Paraná. Essas obras serão
compartilhadas com todos os deputados estaduais, que também vão ajudar a
fiscalizar e eventualmente incluir verba no orçamento para tocar as obras”,
afirmou. O governador Ratinho Jr. disse, ainda, que o banco de projetos aponta
para um planejamento de médio e longo prazos. “Os próximos governadores terão
projetos à disposição para tocar, duplicações a serem feitas, terceiras faixas.
O Paraná terá planejamento. Nós temos um potencial geográfico e o mínimo que
temos que fazer é ter inteligência para planejar o Estado como um grande
referencial logístico próximo da maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) de
toda a América do Sul”, complementou.
REFERÊNCIA –
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o
banco de projetos do Paraná será uma referência no País. A área recebeu os
maiores recursos para dar conta da evolução da economia do Estado. Estarão
incluídos, por exemplo, os contornos de Umuarama, Campo Mourão, Cascavel,
Londrina e Cianorte; o Trevo das Cataratas; trechos de rodovias que somam mais
de mil quilômetros; e a ponte de Guaratuba. “São rodovias que precisam de
pavimentação, o que é aguardado há décadas. Que precisam de ampliação de
capacidade, o que oferece mais segurança. O Paraná é um Estado logístico e que
tem um fluxo muito grande de movimentação para escoamento da produção”, afirmou
o secretário. “Vamos estruturar as malhas viária e ferroviária para atender o
setor produtivo e ampliar nossa capacidade de gerar emprego e renda”.
MAIS
ENGENHEIROS – O governador Ratinho Jr. também autorizou a incorporação de
cinquenta novos engenheiros ao quadro técnico do Departamento de Estradas de Rodagem
do Paraná (DER-PR) para dar conta da demanda dos projetos. G7 – Antes da
solenidade de lançamento do banco de projetos, o governador apresentou o pacote
ao G7, grupo formado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação
da Agricultura do Paraná (Faep), Federação e Organização das Cooperativas do
Paraná (Fecoopar), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), Federação
das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Fetranspar), Associação
Comercial do Paraná (ACP) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais
do Estado do Paraná (Faciap) e Sebrae-PR. José Roberto Ricken, coordenador do
G7, disse que o setor empresarial vê com entusiasmo a ideia. “O setor produtivo
do Paraná não aguenta mais produzir sem investimentos decisivos em
infraestrutura. O poder de competição em nível internacional depende da redução
do custo da logística.
Nós não temos outro
endereço. Queremos produzir no Paraná e gerar desenvolvimento principalmente no
interior, onde é mais necessário”, afirmou. Conheça os projetos que integram o
banco Integram o pacote de projetos executivos mais de mil quilômetros de
trechos de rodovias importantes para o Paraná, como as Prs 092, 180, 280, 323,
158, 151, 239, 506, 466, 445, 412, 317, 574, 575, 460, 486, 082, 170 e 281.
Eles envolvem melhoria e ampliação da capacidade, restauração, implementação de
pavimentação e Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).
Também estão presentes os contornos de Londrina (Norte), Cianorte, Umuarama,
Campo Mourão, Castro, Curitiba (Norte), além do Trevo Cataratas, em Cascavel, e
as pontes Querência e Japurá (Noroeste), Ariranha Ivaí (Centro), Guaratuba e
Nhundiaquara (Litoral). No pacote de infraestrutura ferroviária, de R$ 40
milhões, o Governo do Estado incluiu os Estudos de Viabilidade Técnica,
Econômica e Ambiental (EVTEA) dos trechos Foz do Iguaçu-Cascavel,
Dourados-Cascavel, e Guarapuava-Paranaguá. De acordo com estudos da Secretaria
de Infraestrutura e Logística, cerca de 10 milhões de toneladas circularam pelas
ferrovias paranaenses com destino aos portos do Paraná em 2018, contra 43
milhões de toneladas transportadas por caminhões, o que mostra um desequilíbrio
no escoamento que precisa ser enfrentado.
SEGURANÇA – Fazem
parte do banco de projetos executivos os Institutos de Criminalística de
Maringá, Ivaiporã, Londrina e Curitiba (Sítio Cercado), o 19° Batalhão da PM de
Toledo, a Cadeia Feminina de Londrina e o 4º CIPM de Londrina, a Cadeira
Feminina de Guarapuava, a Cadeira Pública do Litoral, o Centro Integrado da
Ilha do Mel, a Cidade da Polícia e recursos para sede, almoxarifado e centro de
ensino e treinamento dos funcionários do Depen. (AEN)"
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