domingo, 30 de agosto de 2009

SEMANA DA PÁTRIA


Patriotismo

Os valores mudaram? As mentalidades mudaram?
O Sistema mudou ou existem apenas novos personagens da mesma história que se repete? E quem pode mudar?
As questões de mudanças, são resolvidas por cada um de nós.
Como hoje se vê as questões pátrias?
Será que patriotismo é somente reverenciar a Bandeira e cantar o Hino Nacional?
Patriotismo é antes de tudo uma união comunitária em prol do crescimento de todos, longe de ofensas e discriminações de idéias e crenças. Os patriotas unem suas idéias e crenças em prol do crescimento solidário do lugar onde vivem!
Várias pessoas perderam sentimento patriótico por motivos políticos, decepções com governantes. Ora, os governantes passam e o amor pela nossa terra e pelos nossos concidadãos, continua! A Pátria é um conjunto de valores de costumes e sentimentos que caracterizam um povo, não é um governo decadente. Governos são gerenciamentos da Nação e Patriotismo é sentimento. Sentimento que pode levar o povo a mudar o Sistema sócio-político em que vive, de forma harmônica, pacífica e ordeira! Note que os sentimentos são propulsores da vida humana! Devemos lutar e viver pelo bem-comum. Isto é Patriotismo autêntico!
Durante os Governos Militares, “patriotismo” foi um termo muito ligado às obrigatoriedades de Leis e reverências impostas pelos mandatários.
Eis então o resultado de um repasse errôneo de comemoração patriótica. O costume imposto desgosta um sentimento que deveria ser espontâneo. Era época de final das imposições de ordens para reverenciar a Bandeira Nacional e cantar os Hinos patrióticos. O que é imposto, trás revolta. Então a juventude, principalmente, chegou ao ponto de exaustão, deixando de lado todos aqueles "valores impostos" pela repressão. Embora que para comemorar a Semana da Pátria existem várias formas. Principalmente promovendo ações solidárias para combate à fome e miséria do povo brasileiro! Mas houve o costume de imitação dos militares, com desfiles diante de palanques de autoridades, crianças e jovens suando e cansando debaixo de raios solares escaldantes!... E ainda tem Educandários que inventam vestir estudantes com roupas de veludo nos ensolarados sete de setembro de nosso país tropical!
O respeito e o sentimento não devem ser impostos. O sentimento puro nasce de conscientização e conquista pelo amor e compreensão das necessidades em comum!
Patriotismo é união em prol da resolução dos problemas que nos afligem! Quando exercemos nossa cidadania, participando das causas populares, estamos sendo verdadeiramente patriotas!
O brasileiro tem um jeito de se unir muito interessante. As revoluções ocorridas em nosso território são grandes piadas se nos aprofundarmos em fatos históricos verídicos e não nas lorotas contadas em salas de aulas das nossas escolas.Como o caso do Dia da Independência, o famoso Grito do Ipiranga, tão bem contado no filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil”, de Carla Camuratti!...
E virou moda o Brasil ter títeres governando. Tudo começou com o D. Pedroca I, o psicopata (veja o filme de Carla Camuratti) até hoje!... Em nossa História, vemos homens subindo ao poder levados por grupos econômicos, tornando-se ridículos nas ações de frágeis bonecos sem condições de tomar decisões, cujos assessores mandam e desmandam à revelia do que foi prometido nos palanques eleitoreiros!
As ditas “revoluções” não mudaram muita coisa. Ocorreram porque os brasileiros gostam mesmo de folia, de novidades!... E de imitar outros povos.
Meu pai dizia que o brasileiro primeiro se aportuguesou, depois se britanizou. E seguindo a moda européia, “se frescalizou como os franceses”.
No final do Século XIX, veio então a americanalhização. O Brasil ficou americanalhado no início do golpe militar de 1889, quando até a Bandeira Nacional imitava a Bandeira Estadunidense!...E a desgraça do Movimento Positivista se implantou, numa mistura afrancesada decadente, tendo Benjamin Constant como patrono da coisa e patrocínio da Maçonaria. Outra decepção da respeitável Instituição Universal que não tolera ditaduras. Sendo ela promotora de importantes mudanças políticas nacionais e universais, vemos depois das ditas “reformas”, homens mal intencionados usurpando o poder e transformando-se em ditadores. Mas o papel dela foi feito, não se pode negar!...Reverência é merecida, com justiça de reconhecimento à Venerável Ordem Universal! Na sua História vemos sendo perseguida por Ditadores e absolutistas porque é uma Organização que luta pela Igualdade, Liberdade e Fraternidade!
Patriotismo, antes de tudo, é fraternidade, respeito às liberdades comuns e individuais, reconhecendo todos os seres humanos como iguais perante a Lei e diante Deus.
Entra então o ternário DEUS, PÁTRIA e FAMÍLIA.
Rui Barbosa dizia que a Pátria é a família ampliada. E família não existe sem o Pai Superior, Criador e Eterno!...
Centralizadas nesse ternário, várias organizações políticas se aproveitaram da credulidade do povo sempre em busca de “salvadores da Pátria”!... Como surgimentos de organizações nazi-fascistas. Aqui no Brasil, os Integralistas liderados por Plínio Salgado, tendo como base o culto do ternário DEUS, PÁTRIA e FAMíLIA, defendendo absurdos sobre “os inimigos da Pátria” ou perseguindo raças e segmentos sociais como se fossem os responsáveis pelo desande nacional!...
Os extremistas ainda hoje conseguem adesões de jovens rebeldes, revoltados pela situação social na qual vivem (skinheads)!... Pela “lavagem cerebral doutrinária”, transformam-se em extremistas perturbadores da ordem social! Na realidade, são pessoas inseguras, carentes de alguém que decidam suas vidas! E tem gente que ganha com isto! E como o sentimento pelo paternalismo impera em várias pessoas, os seguidores anseiam o Pai da Pátria, o Ditador-Imagem de suas fantasias infantis!... Chamam a isto de "Patriotismo"! Eles perseguem raças e nações inteiras, em nome da Pátria! Eis o perigo desse termo que deve ser entendido como puro amor fraterno!...
Existe diferença entre Patriotismo e Nacionalismo! Essa questão de brigar, matar, armar fronteiras do ódio contra outros seres humanos em nome do país onde moramos, é Nacionalismo extremado.
O Nacionalismo deve existir para impedir a invasão da Nação economicamente e roubo das nossas riquezas naturais!... Em ocasiões extremas de perigo, como é o caso ecológico, transforma-se em questões de perigo mundial dentro do nosso território! Primeiro devemos amar nossos valores naturais, preserva-los.
Patriotismo envolve algo superior!
Também não há razão de deixar de ser patriota, quando se descobrem as falhas dos relatos históricos. Isso é outro costume imposto pelo sistema, quando o ensino impôs que a história mal contada é valor patriótico. Como eu disse, modo errado de agir: vários estudantes quando descobrem as verdades sobre as vidas dos ditos “vultos patrióticos” citados nos livros, perdem o incentivo de serem patriotas!...
Patriotismo não envolve ação dessa ou daquela pessoa mergulhada as trapaças da sócio politicagem! Não resume-se em imitar esse ou aquele personagem que matou ou morreu numa revolução ou guerra bélica!... Tem gente grotesca que confunde o verdadeiro patriotismo ao impor idéias de inferior selvageria ao dizer, "veja o exemplo daquele vulto histórico, ele matou e morreu pela Pátria!"...
Não é mais época disso. Necessitamos incentivar os cidadãos a viver e construir pela Pátria! A maior luta, as batalhas maiores, estão no interior dos seres humanos para destruir selvagerias e purificar-se espiritualmente.
Existe um Patriotismo que nasce pelo amor à família, depois aos amigos, cidade, Estado e País onde moramos! Isto é um Patriotismo que exercita um patriotismo superior além fronteiras, abrangendo o mundo todo! Um patriotismo que não é exclusivista. É socializador e globalizante!
A miséria humana acabará quando todos os líderes mundiais e empresários transnacionais, tiverem essa visão de patriotismo mundial, ao invés do Nacionalismo Imperialista exclusivista e do egoísmo da corrida pelo lucro exacerbado!
As revoluções devem ser espirituais. Mudando a si mesmo, o homem e a mulher, trabalhando em conjunto, podem mudar o mundo! É ensinamento antiqüíssimo dado pelos Grandes Mestres da Sabedoria Universal!... Como dizia Mahatma Gandhi:
“-Meus Patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria e na exploração de outras nações. O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções, com o maior bem e a paz de toda a humanidade.”
Sejamos patriotas dentro do nosso país e nos expandamos além fronteiras, ensinando ao mundo o amor que significa ser brasileiro! O Brasil é rico em belezas naturais. As belezas naturais são frutos do Amor de Deus. Somos abençoados! Cuidemos de nossa terra e de nossa gente aflita!
Resolvamos nossos indiferenças e intrigas internas. Sejamos líderes da paz, solidariedade e amor! Valores eternos, bens de espiritualidade! Lideranças econômicas são passageiros bens materiais!
Nosso patriotismo universal é exercitado desde o amor à família e concidadãos, à preservação da nossa cultura rica em diversidades de expressões populares!
Os verdadeiros patriotas são aqueles que sabem partilhar a renda e apoiar os aflitos. Não é de hoje que se diz ser o Brasil um país doente. Os modernistas de 1920, já diziam isso. Numa obra de Mário de Andrade, “Macunaíma”, há uma citação interessante, retrato de nossa gente:
“... Se ergueu na jangada e como os braços oscilando por cima da pátria decretou solene:
“ -Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são!”...

Seres evoluídos espiritualmente não são racistas, não discriminam crenças nem gênero, não são xenófobos! E o Brasil é um exemplo de bom acolhimento do que vem de outros países, desde os imigrantes, visitantes, até idéias e costumes. É grande a capacidade de absorção do que vem de fora pelos brasileiros, fonte dessa complexidade cultural! Uma prova de que a Utopia pode acontecer. Está acontecendo aos poucos e muitas pessoas não notam!
Ó Pátria Amada! Idolatrada! Salve! Salve!
Jaguariaíva, 30 de Agosto de 2009
Uma Feliz Semana da Pátria! Comemoremos com solidariedade e trabalhos comunitários!...

2 comentários:

Anônimo disse...

nesse dia 7 nao devemos ir as ruas assistir desfiles ,ouvir mentiras ,o povo tem que se unir fazer passeata. e mostrar que nao estamos contentes e felizes com a situaçao pois e um otimo dia pra mostrarmos pro parana ,e prefeito nossa tristeza, com as condiçoes da cidade que ate agora nao mudo nada aumento o nepotismo ,os contratados pois so na radio veja a aglomeraçao de funcionarios que nao sabem nem o que fazem .

Anônimo disse...

antigamente onde a gente estivesse quando se ouvia o hino a gente parava tinha uma posiçao certa pra ficar e aconpanhava ate o fim .hoje nimguen respeita pois os politicos sao os primeiros a nao respeitar nada e nimguen. veja os politicos de jaguariaiva o que tem feito pela cidade pela patria , a prefeitura oferecendo premio em dinheiro ,pra quem tiver uma ideia e enfeitar e aparecer na semana da patria onde estamos,comprar as pessoas pra iludir quem que estamos contentes ,mostrar no jornal porque nao usar esse dinheiro pra fazer algo sem ser comprar os cidadoes humilde .e dar premio na radio de propaganda gratis ,gratis o que se a radio e um monte de funcionarios sao mantidos com nosso dinheiro ,pensen que tempos estamos usando dinheiro do povo pra compra o povo.