About us

Com leve alta de 0,37%, Paraná lidera geração de empregos na região Sul


O mês de setembro foi um pouco melhor no quesito geração de emprego para o Paraná. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (17), o estado criou 0,37% mais vagas de trabalho, com carteira assinada, do que em agosto deste ano.  Enquanto 114.989 pessoas foram demitidas, 124.548 conseguiram uma recolocação no mercado de trabalho, caracterizando um saldo de 9.559.

Os setores que mais contribuíram para este resultado foram o de Comércio, com a criação de 3.610 novos postos de trabalho, o de Serviços, com 2.733 contratações, e o segmento de Indústria de Transformação, onde 2.605 novos profissionais foram admitidos.
Ainda que o volume de emprego tenha apresentado variação positiva, a melhor da região Sul, e o estado tenha fica em quinto lugar no ranking nacional, apenas em setembro de 2005 houve menos contratações no mês de setembro do que as registradas neste ano.

À época, o saldo foi de 6.175. O Ministério do Trabalho avalia a geração de emprego, por meio do Caged, desde 2003.

Quando se analisa a geração de postos de trabalho, percebe-se que a Região Metropolitana de Curitiba registrou acréscimo de 2.892 empregos formais em relação ao mês anterior, ou seja, aumento de 0,28%.

Empregos no restante do estado
Em nenhuma cidade se demitiu mais do que se contratou. Entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, depois da capital, Ponta Grossa foi a cidade que mais criou vagas. Foram 356, no total. Em seguida estão Foz do Iguaçu, com 345 contratações, e Toledo com 342.

Por outro lado, os municípios de Dois Vizinhos e de Ivaiporã foram os que menos contrataram, 60 e 61 profissionais respectivamente.
Já em Jaguariaíva, no período foi admitido 449, e demitido 332 um saldo de 117 empregado, fontes revelam que a maioria estão trabalhando na nova obra da Araúco do Brasil, que tem mais de 117 funcionário terceirizados hoje, mas a maioria são profissionais fichado em outras cidades que acompanham as empresas prestadoras de serviço. 

.

Com leve alta de 0,37%, Paraná lidera geração de empregos na região Sul Com leve alta de 0,37%, Paraná lidera geração de empregos na região Sul Reviewed by FIQUE POR DENTRO JAGUARIAIVA on outubro 17, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Fique por dentro Jaguariaíva. Tecnologia do Blogger.