Esta semana o blog Fique por Dentro reproduz a entrevista da Vereadora Sandra Negrini cedida ao Adote um Vereador Jaguariaíva.
Amigos leitores,
Abaixo, entrevista cedida pela vereadora Sandra Negrini (PSC) ao blog ADOTE UM VEREADOR - Jaguariaíva.
Na medida do possível, estaremos trazendo notícias e entrevista com nossos representantes do legislativo municipal. Esta é a primeira de muitas entrevistas que estaremos realizando.
Obrigado vereadora Sandra Negrini, que de pronto, atendeu nosso pedido. Vereança é representar o seu povo e nada melhor que estar sempre em contato com o cidadão, por todos os meios possíveis.
1. Como estão sendo os primeiros 100 dias da legislatura? Qual sua expectativa na vereança durante esse ano?
Primeiramente, parabenizo a iniciativa dos desbravadores do blog “Adote um Vereador”. Iniciativa importante, que tenho procurado apoiar, pois acredito que só com a prática da transparência e participação da sociedade é que a política tem chance de ser cada vez mais moralizada.
Quanto aos primeiros 100 dias, na verdade, temos pouco mais de 30 dias trabalhando efetivamente na Câmara, já que com o recesso, estivemos nos preparando para uma nova função, principalmente nós, os novatos.
Para mim, esse primeiro momento está sendo de aprendizagem total, e talvez o ano todo. Nesta nova fase de minha vida profissional, quero ter humildemente a capacidade de ser aprendiz desta tarefa que meus eleitores me privilegiaram, servir o povo..
2. Como é o seu relacionamento com os demais vereadores?
Entendo que ali, na Câmara, formamos um grupo de trabalho com objetivos em comum, que é trabalhar em prol da melhoria de vida da população de Jaguariaíva, sendo assim, como estou acostumada a trabalhar em equipe, me percebo incluída nesta ideia de parceria e me coloco à disposição do todos, pois acredito que, juntos somos mais fortes, para alcançarmos o proposto.
De minha parte , tenho tentado, além de me colocar ao inteiro dispor dos colegas para formarmos esse grupo coeso e forte, respeitar a vontade e talento de cada um.
3. Quantos assessores a vereadora tem em seu gabinete e quem são eles?
Em meu gabinete, conto com a ajuda irrestrita da Assessora Professora Elizeti Santos Lima, na verdade pude contar com a sua colaboração desde o início de minha carreira, quando docente em sala de aula, em seguida dividimos a Direção do Colégio Anchieta por vários anos, desta forma criamos uma parceria profissional afinada.
Aproveito para observar aqui, que estamos muito felizes também, por ter com frequência em nosso Gabinete e fora dele contado com a ajuda, apoio participativo e voluntário de pessoas que se comprometeram em participar da nossa gestão, caso eu fosse eleita, tentando assim concretizar uma das nossas metas “EXERCITAR UM MANDATO COLETIVO E PARTIPACITIVO” um projeto de trabalho, onde acreditamos que é preciso Participar para Melhorar. Essas participações, que não devem ser confundidas com assessoria, têm nos motivado e fortalecido para enfrentarmos esse trabalho desafiante.
Temos podido contar ainda e muito, com o pessoal efetivo da Câmara, os quais merecem nossos parabéns e agradecimentos. Estão sempre prontos, nos assessorado em tudo o que precisamos e até, nas dúvidas que encontramos.
-
4. Como os assessores de seu gabinete foram escolhidos? Há concurso público para escolhê-los ou foram nomeados pela vereadora?
Fiz o convite e pedi a nomeação da Professora Elizeti para assessorar nosso trabalho, porque além de conhecer a muito tempo meu trabalho, ela acreditou e confiou no nosso projeto e propostas, em nossas duas campanhas para Vereadora de Jaguariaíva, e também, temos um histórico de trabalho positivo, há muito tempo. Confio em sua vontade e força de fazer acontecer o que foi planejado, sendo assim ela tem me auxiliado, sem medir esforços, para que possamos dar conta daquilo que nos propusemos, em tempo de campanha.
5. Quanto será o gasto com assessores em seu gabinete durante o ano?
Nossa assessoria é composta por um cargo de Assessor I, no valor de R$ 3500,00 mensal.
6. Quais as funções do assessor e como ajudam no trabalho do vereador?
Em nosso caso, assessoria tem que ser dinâmica e absolutamente presente, pois por conta de cumprir o horário da minha função Profissional, não tenho o dia todo disponível para a função de vereadora, desta forma a nossa assessoria está à disposição todos os dias no horário de funcionamento da Câmara ao público e nos demais momentos desenvolvendo o nosso trabalho de bastidores, que incide inclusive em produção de texto para as nossas correspondências oficiais, leitura de e-mail, entre outros.
As funções do assessor em nosso Gabinete além das citadas acima, são:
· Atender de forma atenciosa e encaminhadora, aos que nos procurarem no dia -a-dia.
· Repassar diariamente informações de atendimentos no Gabinete para que possamos falar a mesma língua diariamente.
· Estar em constante contato com os diversos órgãos públicos municipais, conhecendo-os para saber a abrangência dos atendimentos à população
· Enviar correspondências quando necessário.
· Buscar aprimoramento profissional constantemente.
· Estar presente em reuniões no gabinete ou fora dele, anotando, organizando pautas, decisões e encaminhamentos das mesmas.
· Organizar agenda, marcando horários para atendimentos, visitas e reuniões.
· Efetivar cadastro dos munícipes que nos procuram.
· Fazer visitas a munícipes, em minha companhia ou quando eu não puder fazê-lo, buscando efetivar meta por nós propostas, que é estar presente em atendimento além do nosso Gabinte.
· Acompanhar-me em vistas a departamentos, secretárias entre outros.
E muitas outras funções que possam ser necessárias para o bom atendimento da população.
-
7. No seu entendimento, qual a importância das indicações propostas pelos vereadores? Elas auxiliam a população como deveriam? O Executivo geralmente procura atender as indicações propostas?
Acho as indicações de grande importância se for encarada como a voz do povo, conforme o exposto no Art. 184 do Regimento interno da Câmara Municipal “Indicação é a proposição em que o Vereador sugere medidas de interesse público aos órgãos competentes”.
Penso que as indicações podem auxiliar sim a população, quando se pode contar com um governo(Executivo), de ideais democráticos, que valoriza a participação da comunidade, caso contrário figura apenas como uma mera formalização do Legislativo.
Algumas indicações de nosso Gabinete, foram atendidas, porém penso que, ainda é cedo para esperar um sim ou não, já que estamos a pouco mais de um mês fazendo indicações e algumas delas não tiveram tempo hábil de se fazer atendidas, mas espero que sejam levadas e consideração sim, afinal vejo-as também como uma forma de assessorar o trabalho do Executivo, apesar de se tratar de uma sugestão de estudo, elas brotam da necessidade real da população.
8. Como está sendo a relação da vereadora junto aos representantes estaduais e federais?
Temos um ótimo relacionamento com os representantes Estaduais, e estamos sendo convidadas a parcerias com representantes Federais. Mas entendo que é o efeito do trabalho realizado que efetivará parcerias importantes, que poderão resultar em benefícios a nossa população. Por isso, estamos nos desdobrando, buscando desenvolver um trabalho sério, interativo, participativo e dinâmico.
9. E a relação com o Prefeito Municipal, haja vista que a vereadora foi eleita como oposição ao prefeito Baroni?
Nas poucas oportunidades que tivemos de discutir sobre o bem de nossa população, mantivemos respeito um pelo trabalho do outro.
Sou consciente que temos um Executivo atuante, e não encaro essa minha nova função como oportunidade para trocar farpas, e sim como possibilidade de crescimento, sendo assim tudo que for para o bem da população estarei de mangas arregaçadas para ajudar a fazer acontecer. O compromisso que assumimos com a população tanto eu, como Vereadora, como Prefeito Baroni, como chefe do Executivo deve ser maior que as diferenças de pensamentos e ideias , que nos nortearam na campanha eleitoral.
Tenho sido bem recebida nos departamentos e setores municipais que tenho procurado para tratar dos interesses da nossa população, e também me colocando à inteira disposição para ajudar e unir forças. Aprendi que se trabalharmos no sentido de somar, fazendo parcerias, muito mais chance teremos de obter melhores resultados.
10. Como a vereadora analisa o papel do Vereador junto ao dia-a-dia da população e as ações junto ao Executivo Municipal?
Há pouco tempo atrás, ouvindo a voz do povo e sem ter contato real com a função, diria que, o papel do Vereador junto à população, no dia-a-dia, era muito limitado. Hoje, digo que é possível um trabalho efetivo e concreto referente ao bem comum do Município. O Vereador tem para desenvolver a função muitas portas abertas, talvez o segredo seja saber passar por elas e mantê-las abertas.
Junto ao executivo se pode realizar muito, eu não vejo empecilho, nem mesmo pelas diferenças partidárias, vai do tamanho do QUERER, na minha opinião.
-
Minha mensagem:
Digo aos cidadãos Jaguariaivenses que, a responsabilidade de governar não é só do governante, mas do povo que o escolheu, através do voto. É fundamental para a implantação de uma gestão efetivamente democrática, uma parceria permanente com a sociedade. Por isso, acreditamos que é preciso PARTICIPAR PARA MELHORAR. Contamos com a sua participação, acompanhando o nosso trabalho, levando ideias, sugestões e mesmo críticas, ao nosso conhecimento.
E mais uma vez agradecemos a oportunidade, que nos foi ofertada através do voto. Vamos seguindo tentando fazer jus a confiança depositada em nosso trabalho.
E pedimos ainda a sabedoria Divina, para que possamos atingir o nosso objetivo, que é servir bem o povo jaguariaívense , realizando assim as propostas de nossa campanha.
Fonte: Adote Um Vereador Jaguariaíva
Fonte: Adote Um Vereador Jaguariaíva
Nenhum comentário:
Postar um comentário