domingo, 7 de abril de 2013

Eleição em Joaquim Távora:Com 29 votos de diferença Gelson Mansur (PSDB) é eleito prefeito neste domingo (7)

Gelson Nassar(PSDB) eleito prefeito de Joaquim Távora

Os eleitores de Joaquim Távora, no norte do Paraná, foram às urnas neste domingo para eleger um novo prefeito. As eleições suplementares conduziram Gelson Mansur Nassar (PSDB) ao cargo de chefe do Executivo Municipal, com 3361 votos. Nassar venceu o único concorrente, Emílio Calil Neto (DEM), que obteve 3314 votos.
O novo pleito foi convocado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o prefeito eleito em outubro de 2012, Wilian Walter Ovçar (PSC), ter tido o registro de candidatura. Vatão, como é mais conhecido, já havia sido prefeito de Joaquim Távora anteriormente, mas teve a prestação de contas do ano de 2006 reprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). Ele conseguiu concorrer com base em um recurso deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), mas o TSE cassou o registro em definitivo dois meses após a eleição.
Como Vatão havia obtido mais de 50% dos votos na eleição regular, o segundo colocado não pôde assumir. Nestes casos, a legislação eleitoral impõe a realização de um novo pleito e que o presidente da Câmara Municipal assuma a prefeitura interinamente. Desta forma, o vereador Tião Paulista (PSDB) ficou à frente da cidade no período.
De acordo com o Fórum Eleitoral de Joaquim Távora, 6.930 pessoas, dos 8.156 eleitores, compareceram às urnas neste domingo. O voto era obrigatório, e quem deixou de participar deve justificar a ausência perante a Justiça Eleitoral. Além da cidade do norte do Paraná, outros 15 municípios brasileiros elegeram novos prefeitos nesta eleição suplementar.
Veja o resultado final da eleição suplementar:
Gelson Mansur Nassar (PSDB) – 3361 votos
Emílio Calil Neto (DEM) – 3314 votos
Válidos – 6675 votos
Brancos – 76 votos
Nulos – 179 votos
Abstenções - 1.226 votos

Nenhum comentário: