quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Patrulhas do campo

O governador Beto Richa iniciou um programa que vai revolucionar a qualidade das estradas rurais do Paraná. O desafio é enorme. São quase 110 mil quilômetros de estradas e por elas transitam 30 milhões de toneladas de grãos, a maior safra do Brasil, além de toda a produção agropecuária do Estado, que é uma das mais importantes do País.
Nem é preciso dizer que boas condições de tráfego nessas estradas têm impacto também para o bom funcionamento do transporte escolar, do acesso aos serviços de saúde, lazer e para o desenvolvimento econômico e social dos municípios. 

 


O programa – chamado de Patrulha Rural – vai repassar máquinas e equipamentos supervisionado por técnicos do governo a consórcios de municípios para recuperação e modernização de estradas rurais. Tudo isso será feito dentro dos mais avançados padrões de conservação do solo e normas ambientais.
A ação da Patrulha do Campo nas estradas rurais não se limitará a simples reparos em estradas em más condições de tráfego. Ela vai apresentar soluções de longo prazo para essas vias cruciais para o escoamento da safra paranaense.


O equipamento pesado da patrulha do campo vem acompanhado de estudos técnicos, projetos de engenharia para a execução das obras. É uma parceria em que o Estado entra com o maquinário e o corpo de engenheiros e os municípios se responsabilizam pela execução das obras.
A Patrulha do Campo também prevê a capacitação de operadores de máquinas e das equipes técnicas municipais. Na primeira fase o programa vai colocar em campo trinta patrulhas. Até 2014 serão mais trinta.
As patrulhas são compostas por 30 escavadeiras hidráulicas, 30 tratores de esteira, 30 pás carregadeiras, 30 motoniveladoras, 30 rolos compactadores, 30 caminhões-comboio, 30 pick-ups, 150 caminhões basculantes e 10 carretas para o transporte de equipamentos.


O trabalho prévio de engenharia vai minimizar impactos ambientais e reduzir gastos futuros para conservação e manutenção das estradas. As Patrulhas do Campo se somam outras iniciativas já em execução para apoiar os municípios na tarefa de manter estradas rurais, como o repasse de óleo diesel e a pavimentação poliédrica (com pedras irregulares) de trechos prioritários.
A manutenção das estradas rurais é de competência dos municípios, mas as prefeituras não têm conseguido arcar com as obras.


 O governo do Paraná, como faz em outros setores, inova ao estabelecer essa parceria com os prefeitos, garantindo suporte para assegurar boas condições aos produtores para o escoamento das safras.
O projeto ajuda a promover a conscientização das comunidades sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais, especialmente a água e o solo, como condição básica para a melhor conservação das estradas rurais. É uma forma criativa e inovadora de reduzir o custo para o trabalhador rural e permitir que a riqueza fique no campo.  


O governo do Paraná também vem atuando para atacar gargalos de infraestrutura, como a construção de pontes, ferrovias, aeroportos, duplicação de estradas e ampliação de portos. Dentro dos limites da prudência o Estado atua em todos os setores para garantir todos requisitos para que o produtor possa produzir e escoar sua produção nas melhores condições possíveis.


A criação das Patrulhas do Campo é o resgate de um compromisso de campanha. É também uma resposta aqueles que pretendem criar uma imagem distorcida, sugerindo a existência de um Paraná que não avança. Nada poderia ser mais falso. 
O Paraná está liderando o crescimento do PIB, muito acima da média nacional, e está administração reverteu o clima de desconfiança e insegurança jurídica que havia se instalado em relação ao Estado. Prova disso foi a atração de R$ 19 bilhões em investimentos, a multiplicação da construção de casas populares e instalação de um governo que tem como marca o diálogo.

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