terça-feira, 6 de outubro de 2009

LIBEROU GERAL: DEPUTADOS DESAFIAM A JUSTIÇA E ARRISCAM TROCA- TROCA DE PARTIDOS

O prazo de filiações para a eleição de 2010 terminou no último sábado e o que se viu foi uma espantosa revoada de políticos em busca de um ninho mais seguro para a disputa. Exatamente um ano antes do pleito, 3 de outubro, a maioria confiou na manutenção do mandato. Mas corre risco. A justiça eleitoral reforçou a importância da fidelidade partidária ao estabelecer que o mandato pertence ao partido. Portanto, mudou de ninho, perdeu o aconchego!
Democratas e PDT já avisaram que vão à justiça tomar os mandatos dos infiéis. O Dem, partido em franco processo de extinção, não só não ganhou nenhuma filiação, como perdeu quatro deputados. O PDT também encolheu, perdeu três e ganhou apenas um.
O PMDB sofreu uma verdadeira lipo-aspiração: perdeu nada menos que 8 deputados, de uma bancada de 96. Mas não vai brigar na justiça. É grandioso, esse pemedebe.
A onda verde de Marina Silva arrastou do PT dois deputados rumo ao PV. O comando petista ainda não decidiu se vai atrás dos mandatos dos ecologistas neo-natos. É provável que deixe por isso mesmo. O partido do presidente Lula, surpreendentemente, não atraiu nenhum deputado.
Proporcionalmente, o nanico PSC foi o que mais lucrou. O partido recebeu 5 adesões, saltando de 12 para 17 deputados.
Ao todo, o troca-troca envolveu 28 deputados de diversos partidos.
As mudanças também afetaram as forças do Senado. De agosto para cá foram 4 mudanças de partido. Assim, o PMDB ficou com 17 senadores, o PSDB com 15, o DEM com 13 e o PT com 11. (Com apuração de TACIANA COLLET e ÂNGELA DE OLIVEIRA, TV Record)

Um comentário:

Anônimo disse...

vendo hoje bloger hilario gomes ,uma materia diz assim .funcionario desobediente ,considerando o prefeito empregado da cidade numero 1 ,quando faz qualquer coisa sem comunicar os patroes no caso o povo ,... o mesmo pode ser despedido . e nossa cidade prefeito e vereadores nao tenho conhecimento de algum dia tenham se reunido com cidadoes para ver se o que entre eles ta certo .entre nos tambem ta ou nao , so vereadores e prefeitos acertam e os patroes que pagam so que se nao concordamos temos direito de nao aceitar.