quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PREFEITO, QUAL O PAPEL DESSE CIDADÃO?

O candidato, no caso a vereador ou a prefeito, deveria ter em sua mente que ele é uma pessoa que concorre a uma vaga no serviço público. A eleição é um grande concurso, onde se escolhe um administrador público (prefeito), um auxiliar direto (vice-prefeito) e alguns auxiliares (vereadores) que trabalharão para o povo durante um tempo determinado.
Cada um tem uma função bem clara, o prefeito é o cidadão que deve ser um bom administrador, não só de recursos financeiros, o prefeito administra recursos humanos (pessoas, seus sentimentos e suas idéias).
Então vejamos dois clássicos do mundo político, o “Dr. Prefeito” e o “Prefeito Paizão”.
Alguns prefeitos ao assumirem governam a partir de suas cabeças, sem ouvir muita gente, geralmente adotam uma visão de elite e acreditam saber tudo o que a população necessita.
Como regra geral, o “Dr. Prefeito” se cerca de assessores que pensam como ele e acredita fazer o que deseja a população, se distancia cada vez mais de quem o elegeu. Do alto de sua sabedoria, de seus títulos e de seus diplomas, se esquece de seu papel de funcionário público e vira as costas ao povo.
Existe outro caso clássico, o do “Prefeito Paizão” que se elege e busca a proximidade com a população para legitimar suas idéias, trata a população de maneira assistencialista. Busca ser o “Paizão” do povo e tutela este povo. Usa de seu populismo, sempre ajudando a quem precisa.
Nos dois casos, quando o povo se cansa, estes políticos se sentem injustiçados.
Mas o prefeito deve ser um líder moderno, o prefeito deve saber ouvir, colher idéias e transformar essas idéias em projetos que trarão benefícios a toda população, montando uma equipe atenta e eficaz.
O prefeito deve ter capacidade para montar uma equipe que mescle inovação e experiência, que mescle criadores de idéias e bons executores de projetos.
Nessa equipe está o vice-prefeito, um sujeito que foi eleito junto com o prefeito não só para substituí-lo, mas para auxiliá-lo em todos os momentos da administração, estando ambos atentos a tudo, acreditem mas existem muitas cidades em que o povo já esqueceu quem é o Vice.
O prefeito terá ainda que nomear outros assessores, os critérios deverão iniciar pela capacidade, como administrador público, e depois mesclar visão, compromisso social, humildade, inovação, conhecimento, afinidade, entre outras características.
O prefeito deve criar meios de ouvir as reais necessidades da população e depois criar ferramentas de medir a eficiência dos resultados de cada ação, sempre de acordo com o olhar da população.
Com os vereadores, o prefeito deve criar uma relação de respeito, nunca buscando a subserviência, mas a parceria. O prefeito e seus assessores devem estar prontos para oferecer esclarecimentos e prestar contas. Utilizar sua base de apoio para fazer a discussão, tirando de cada projeto o melhor benefício à maioria da população.
Os casos do “Dr. Prefeito” e do “Prefeito Paizão” transitam na política brasileira há séculos, quando pensamos que estão diminuindo verificamos que estes políticos apenas se reciclaram.
Mas, com a ampliação da informação, a população está cada vez mais atenta a estes políticos. 15/10/2009

Nenhum comentário: