quarta-feira, 12 de maio de 2010

Beto Richa deseja aliança do PSDB com o PDT

Estamos de braços abertos para o Osmar Dias", destacou o pré-candidato tucano


O pré-candidato ao governbo do Estado do Paraná, Beto Richa (PSDB), chegou em Apucarana no início da tarde desta quarta-feira (12).

Ainda no aeroporto Capitão João Busse, ele concedeu entrevista coletiva para a imprensa da região
Indagado sobre a proposta formal do PSDB ao PDT para compor aliança na eleição ao governo do Estado, Beto foi receptivo a uma composição com Osmar Dias (PDT).

“Respeito, diálogo e amizade nunca faltaram e sempre deixei claro o desejo de ter o PDT na nossa aliança”, disse Beto. “Estamos de braços abertos para o PDT e o Osmar Dias”, completou o tucano.

PROPOSTA DE ALIANÇA - Um dia depois de o senador Osmar Dias (PDT) sinalizar a possibilidade de desistir de concorrer ao governo do estado, o PSDB estadual entregou ontem (11) uma proposta oficial de aliança ao PDT para que os dois partidos estejam juntos na eleição de outubro.

Pela oferta tucana, oPDT ficaria com a vaga de vice na disputa ao governo do estado e comuma das duas vagas de candidato ao Senado. Não foi definido prazo para que o PDT responda à proposta.

“Não podemos fixar data. Mas o PSDB precisa ter um posicionamento o mais breve possível”, disse o presidente estadual do partido, deputado Valdir Rossoni.

Depois de quase uma hora de reunião a portas fechadas, ficou definido apenas que o PDT analisará a proposta. Segundo presidente do partido,deputado estadual Agostinho Zucchi, a decisão caberá ao senador Osmar Dias, principal atingido por um possível sim do PDT à oferta tucana.

Caso a leganda aceite a proposta do PSDB, a candidatura de Osmar ao governo se encerra. “Ele é quem vai decidir o caminho que deve tomar”, afirmou o deputado. Por enquanto, Osmar garante que se mantém na briga, apesar de admitir dificuldades em sua pré-campanha.


Aliança

Se o PDT aceitar a aliança com o PSDB, fica praticamente retomado o grupo que esteve junto no segundo turno da eleição estadual de 2006 e apoiou a candidatura à reeleição de Beto Richa à prefeitura de Curitiba em 2008. Há dois anos, a pretensão do grupo era que a aliança que também envolve PPS, DEM e PP se repetisse na eleição desteano. Mas houve um racha porque tucanos e pedetistas lançaram pré-candidaturas ao governo do estado.


Na disputa para formar novas alianças, o senador Osmar Dias está perdendo. Isso porque, sem conseguir atrair os partidos do grupo anterior nem fechar acordos com o PT e o PMDB, a pré-candidatura de Osmar está enfraquecida. Até agora, o senador só conseguiu apoios firmes do PR, PSC e do PCdoB – que juntos somam menos de dois minutos de programa eleitoral.


Senado

A retirada de Osmar da disputa pelo Palácio Iguaçu pode resultar no fim de uma candidatura do PSDB para senador. Isso porque, com uma das duas vagas ao Senado em disputa comprometidas com o PDT (provavelmente com Osmar Dias), os tucanos teriam de negociar a indicação para a disputa da outra cadeira com os demais partidos para tentar compor uma ampla aliança. O presidente do PP no Paraná, deputado Ricardo Barros,é pré-candidato ao Senado. Além dele, o presidente do DEM no estado,deputado Abelardo Lupion, também tenta viabilizar sua candidatura a senador. Quem sairia perdendo seria o deputado federal tucano Gustavo Fruet, que também tinha a pretensão de lutar por uma vaga ao Senado. Fonte: Tn Noticias

Nenhum comentário: