quinta-feira, 13 de maio de 2010

Veja o exemplo de Telêmaco Borba,sobre o Campus da "UEPG"

No dia 14 de abril foi realizada uma audiência pública no Plenário da Câmara de Vereadores de Telêmaco Borba, reunindo as principais autoridades e interessados na manutenção e expansão do Campus Avançado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Campus TB/UEPG), pelo bem coletivo da comunidade local e até regional.


Manifestamos mais uma vez a tentativa forte, intensa e positiva, porque nunca houve perspectiva de fechamento, continuamos todos juntos e firmes no compromisso e nosso esforço é para mais oportunidades, no desafio de enfrentamento de darmos continuidade à educação para nossos jovens, pessoas de todas as idades", frisou o prefeito Eros Danilo Araújo.

Pelo debate foram dados encaminhamentos diferenciados nas ações administrativas e políticas, com apoio dos poderes Executivo, Legislativo e do Governo Estadual. São 25 anos da UEPG, 893 graduados em cursos presenciais e 400 no ensino a distância, no Campus Avançado de Telêmaco Borba.

O vice-reitor Carlos Luciano Sant"Ana Vargas, representando o reitor João Carlos Gomes, declarou que "objetivamente, para o próximo vestibular com grande chance de início já para 2011, há possibilidade do Curso de Administração, na seqüência bacharelado em Turismo, seguido da licenciatura em Artes, para formação de professores e atuação na área aos estudantes do Ensino Médio", frisou.

Além dos cursos presenciais, agora Educação Física, e todos os outros que já houve, mais esses novos, o Campus Avançado irá permanecer como polo de educação a distância. "Esclarecemos todas as dúvidas, pois nunca passou pela Direção da Universidade suspender qualquer atividade aqui no Campus de Telêmaco Borba, lembrando que a UEPG responde com responsabilidade pela qualidade dos seus cursos", destacaram o prefeito e o vice-reitor, em uníssono.

Para o secretário Geral, professor Sérgio de Freitas, a audiência foi mais uma mostra de responsabilidade, comprovando e coroando dedicação desde 2005 até hoje, inclusive desbloqueando barreiras de política interna de ampliação aos campi avançados, a exemplo do que ocorreu em 2006, quando o Governo do Estado abriu exceção ao criar mais um curso, Educação Física. "Isso é mostra real de Administração presente, nunca estivemos omissos e assim continuaremos na AçãoEducAção em todos os níveis, com direitos e deveres".

O ex-governador Roberto Requião, o atual governante do Estado do Paraná Orlando Pessuti, mais o deputado estadual Alexandre Curi, conforme as autoridades municipais, sempre estiveram atentos e atuantes por melhorias a Telêmaco e toda a região.

Segundo eles, o resultado desta audiência pública só veio a fortalecer o município como um polo de educação pública e de qualidade. "Vimos a importância vital das forças públicas mais a sociedade civil organizada no trabalho conjunto pelas benfeitorias populares", resumiu o vice-prefeito Ede Pukanski.

Para o presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador professor José Reinaldo Antunes Carneiro, ao lado dos demais integrantes da comissão [Sérgio de Souza Bueno e Elio Cezar Alves dos Santos] e todos os pares da Casa, foi "excelente o resultado positivo, anúncio de novos cursos presenciais e a presença contínua do Campus Avançado da UEPG aos telemacoborbenses", pontuou o vereador José Reinaldo.

A presidenta da Câmara, Fátima Ribeiro, considerou as notícias muito boas, que resultam alegria à população. "A Câmara, a Prefeitura, atuam com o intuito de responderem à necessidade da comunidade. Hoje, tivemos informações claras e definitivas plenamente, com aval dos 10 vereadores", realçou. O vereador e também professor Neri Mangoni, líder do prefeito na Casa, também celebrou e defendeu as proposições.

A secretária municipal de Educação de Telêmaco Borba, professora Cláudia Maria da Cruz, disse que a audiência refletiu o interesse comunitário, com resposta popular satisfatória, comprovada imediatamente no próprio encontro.

"Vimos que quem ganhou com tudo isso fomos todos nós, a Prefeitura, a Câmara, o Governo do Estado e a UEPG não faltaram com respaldos e responsabilidades", analisou o morador Joeli Arcísio de Miranda, popularmente conhecido como "Paulista do Táxi".

Também participaram da audiência a coordenadora do Campus Avançado em Telêmaco, Gina Maria Bachmann, o chefe do Núcleo Regional de Educação de TB, João Ivanir de Morais, secretários e procuradores municipais locais, mais o secretário de Educação de Tibagi, Antonio Carlos Teixeira, a secretária de Educação de Imbaú, Rosélia Martins, e Roberto Barbosa, secretário da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa.

O diálogo ainda articulou o empenho da Administração de Telêmaco Borba já mantido em diversas reuniões com a Direção da UEPG, recebendo novamente o apoio do Legislativo. Inclusão pelos próximos anos de aproximadamente R$ 1 milhão para execução do projeto de reforma e ampliação do Campus Avançado de Telêmaco da UEPG. "Um desafio para toda nossa comunidade, pois dependemos de recursos pela e para a coletividade e continuidade de ações de melhoria".

Fonte: Assessoria PMTB

Nenhum comentário: