domingo, 19 de junho de 2011
Obras de recuperação da PR 151, entre Jaguariaíva a Sengés, recebe R$ 15 milhões
Trabalhos estão sendo realizados em dois segmentos da estrada. Concessionária deve finalizar as obras de recuperação com reciclagem até meados de outubro
As obras de recuperação da PR 151, ligando Jaguariaíva a Sengés, cidades da região dos Campos Gerais, entraram em fase acelerada na última semana. A concessionária CCR RodoNorte mobilizou 150 operários e 30 máquinas de diferentes tipos para dar mais rapidez aos trabalhos, que deverão estar encerrados até meados de outubro. O investimento está estimado em aproximadamente R$ 15 milhões.
Os trabalhos estão sendo realizados em dois segmentos de rodovia. Na PR 151, nos 40 quilômetros até Sengés, e na PR 239, trecho de 12 quilômetros desde a ponte sobre o Rio Jaguaricatu até a ponte sobre Rio Itararé, já na divisa com São Paulo. A partir deste ponto, o trecho paulista é administrado por outra rodovia do Grupo CCR, a CCR SPVias.
A concessionária lembra ainda que esta extensão, com total de 52 quilômetros, é um dos conhecidos “trechos de acesso” do Lote 5 do Anel de Integração. Sobre ele a CCR RodoNorte não realiza cobrança de pedágio e também não há serviços de atendimento médico ou guincho mecânico. No entanto, sua manutenção está prevista em contrato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Além disso, os municípios serão também beneficiados pela arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSqn), o qual incide sobre o valor investido nas obras e é repassado diretamente para o caixa das Prefeituras.
“Já entramos em um ritmo bastante acelerado com os trabalhos realizados na PR 151 e em breve estaremos na PR 239. Para que as obras ganhem mais eficiência, as máquinas são utilizadas em diferentes pontos da rodovia, ocupando assim ao máximo o potencial de uso desses equipamentos”, observa o engenheiro da CCR RodoNorte responsável pela revitalização da rodovia, Leandro Pereira.
Para que a segurança seja mantida para os trabalhadores e para os usuários, outdoors ao longo da rodovia avisam sobre a presença de obras, enquanto operários sinalizam o tráfego com a ajuda de cones e bandeiras. “Sempre adotamos uma preocupação além do essencial para reduzir ao máximo possível os risco de acidentes e incidentes nos locais onde estamos realizando obras e serviços”, aponta o gestor de Atendimento da CCR RodoNorte, Elvio Torres. Nos canteiros de obras a rodovia é operacionalizada no sistema pare-e-siga.
SUSTENTABILIDADE
Os 52 quilômetros de rodovia recebem também as técnicas de recuperação através da reciclagem do pavimento atual e da adição de asfalto borracha, prática ecossustentável adotada pela CCR RodoNorte nas rodovias administradas pela concessionária. A borracha é proveniente de pneus inservíveis, que muitas vezes não têm destinação correta.
Conforme o gestor de Engenharia da CCR RodoNorte, Fernando Levy, a borracha tem propriedades elásticas que dão vida mais longa ao pavimento. “Ele também resiste a extremos de temperatura, porque toma para ele as propriedades dos aditivos e polímeros da borracha, que dão durabilidade ao pneu. Então essas propriedades enriquecem o asfalto”, explica. “Mas o benefício ecológico é o melhor disso”, considera.
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