domingo, 27 de março de 2011

Mais um Lixão a céu aberto em Jaguariaíva

Serra do Butiá, ou Serra Velha como é conhecida uns dos pontos turísticos de Jaguariaíva, do alto da serra  se tem uma visão previlegiada do Sertão de Cima (área rural de Jaguariaíva) Veja fotos:


É uma pena que esse ponto de visão panorâmica e de preservação ecolológica está virando "Lixão a céu aberto em Jaguariaíva"

No começo da Serra 50 metros depois da placa curva á direita (foto) que a Prefeitura colocou dias atrás, há restos de materiais de construção, roupas, sapatos, embalagem de óleo, vasilhame de medicamentos para animais e o mais grave embalagem de um Herbicida de contato não seletivo, (fotos abaixo) com o nome de Gramoxone 200 que segundo a FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos) da empresa fabricante do produto pode causar sérios riscos á Saúde e ao meio ambiente, como:

Perigos mais importantes:

Risco a saúde. Risco ao ambiente.

Efeitos adversos à saúde humana:

Pode ser fatal se ingerido.
Muito tóxico se inalado.

Perigoso em contato com a pele.

Irritante para sistema respiratório e olhos.
Classificação Toxicológica I – Extremamente Tóxico.
Produtos perigosos da decomposição:
A combustão ou a decomposição térmica pode gerar vapores tóxicos e irritantes.

Efeitos ambientais:

Este produto é ALTAMENTE PERSISTENTE no meio ambiente.
Este produto é ALTAMENTE TÓXICO para organismos aquáticos.
Classificação do Potencial de Periculosidade II – Muito Perigoso ao Meio Ambiente.

Restos de produtos:

A destinação inadequada das embalagens vazias e restos de produtos no meio ambiente causa contaminação do solo, da água e do ar, prejudicando a fauna, a flora e a saúde das pessoas.

Embalagem usada:

No prazo de até um ano da data da compra é obrigatória à devolução da embalagem vazia, com tampa, pelo usuário, ao estabelecimento onde foi adquirido o produto ou no local indicado na nota fiscal, emitida no ato da compra. Caso o produto não tenha sido utilizado nesse prazo, e ainda esteja dentro de seu prazo de validade, será facultada a devolução da embalagem em até 06 meses após o término do prazo de validade. O usuário deve guardar o comprovante de devolução para efeito de fiscalização, pelo prazo mínimo de um ano após a devolução da embalagem vazia. Fica proibido o enterro das embalagens. A destinação final das embalagens vazias, após a devolução pelos usuários somente poderá ser realizada pela SYNGENTA Proteção de Cultivos Ltda., ou por empresas legalmente autorizadas pelos órgãos competentes. É proibida ao usuário a reutilização e a reciclagem desta embalagem vazia ou o fracionamento e reembalagem deste produto. A destinação inadequada das embalagens vazias e restos de produtos no meio ambiente causa contaminação do solo, da água e do ar, prejudicando a fauna, a flora e a saúde das pessoas.

Veja a ficha completa do produto: http://www.servicos.syngenta.com.br/website/FISPQ/Gramoxone%20200.doc

A Secretaria do meio Ambiente de Jaguariaíva, tem que tomar as devídas providências é impossível que ninguém da Prefeitura viu esse lixo jogado lá, Sugiro que seja colocado uma placa de "Proibido jogar Lixo" no local, visto que placas não é o problema em Jaguariaíva, certo?Estamos aguardando!












5 comentários:

Anônimo disse...

uma vergonha

Anônimo disse...

É FALTA DE RESPEITO MAS NÃO É POBRES QUE ANDAM KILOMETROS PRA LEVA O LIXO LÁ ,E VEJA PELAS FOTOS POBRE NÃO USA VENENO NEM JOGA ROUPAS FORA , É SÓ INTALA UMA CAMARA POR 3 DIAS QUE VAI PEGA MUITO IRRESPONSAVEL QUE QUE SER E DAR ORDENS.

Anônimo disse...

IMAGINE A ALTURA QUE É SE JA TA APARECENDO IMAGINE A QUANTIA DE LIXO ACUMULADO ,É SÓ O MUNICIPIO COLOCA UM GUARDA LA QUE VAI MULTA MUITA GENTE GRANDE ,POIS NÃO É COISA DE CRIANÇA.

Anônimo disse...

Essa é a verdadeira vergonha. E para piorar sabe-se que os autores desse "crime ambiental" são pessoas instruídas e de alto padrão econômico, pois as embalagens vistas nas fotos são agrotóxicos caríssimos. Soube, ainda, que a Secretaria de Meio Ambiente já esteve no local e retirou as embalagens de agrotóxicos que são os resíduos mais agressivos. Parabéns pela atitude da Secretaria.

Anônimo disse...

deve se ter uma manutenção por parte do sistema municipal para isto não se repetir nunca mais,uma vergonha,um crime