terça-feira, 29 de março de 2011

Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Jaguariaíva, promoveu um debate sobre as questões ambientais

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Jaguariaíva, promoveu um debate sobre as questões ambientais, no domingo, dia 27,onde se reuniram mais de 100 pessoas, entre professores das escolas públicas, lideranças comunitárias, agentes pastorais das três paróquias.


Foi uma tarde de formação na temática da campanha da fraternidade de 2011. O encontro já estava previsto no calendário paroquial, o diferencial deste encontro é que foi estendido às demais comunidades e segmentos sociais.

O Pároco padre Adão de Souza Pires e o vigário padre Antônio Carlos da Silva, organizaram com a meta de sensibilizar e conscientizar o público participante da interpelação da CF 2011 Fraternidade e a Vida no Planeta, cuja a temática trabalha foi Questões Ambientais e a mística cristã, sob o lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).

O primeiro momento iniciou-se com a lectio divina (espiritualidade), dirigido por Terezinha Vanjura, seguido das orientações de ordem prática e apresentação da pauta. Os palestrantes foram o engenheiro florestal Leon Esfeir e Harisson que conduziram com propriedade o conteúdo com uma exposição dinâmica e didática. O padre Antonio trabalhou a dimensão mística que levou a comunidade a refletir quanto a co-responsabilidade dos cristãos de retomar o caminho que se traduzisse em respeito ao Criador (Deus) e a natureza. Mostrou que Deus é o Senhor absoluto, pois é o criador e que o homem tem o seu senhorio relativo e na condição de administrador dos recursos naturais deste mundo não tem licença para destruir e comprometer o equilíbrio da natureza, que é essencial para manutenção de toda vida.

Todo o trabalho teve como ponto de apoio a Bíblia e os Documentos da Igreja. Também ocorreram oficinas que se reuniram em 5 grupos: 1. Estratégia; 2. Coleta Seletiva como Organizar; 3. Projeto de geração de rendas; 4. Cooperativa de reciclagem como melhor o seu funcionamento? 5. Educação Ambiental. Onde cada grupo recebeu uma pasta com o material para auxiliar o trabalho.

Em seguida no retorno houve a plenária par que cada grupo apresentasse os encaminhamentos. Como gesto concreto ficou a proposta da produção do sabão e detergente ecológico com o aproveitamento do óleo de cozinha saturado onde os membros da igreja trariam para beneficiar as famílias carentes envolvidas pelo projeto. A busca de um fortalecimento da cooperativa de reciclagem que já existente para geração de rendas. A confecção de banner, jornal e sites para a divulgação do trabalho em educação ambiental. Na avaliação de todos o encontro foi muito positivo, e encerando com a benção padre Adão concluiu sapiencialmente “Deus perdoa sempre, os homens as vezes, mais a natureza nunca”.

Nenhum comentário: