domingo, 15 de maio de 2011

Rodonorte vai revitalizar rodovia 151 entre Jaguariaíva e Sengés

Os 40 quilômetros entre os municípios de Jaguariaíva e Sengés, no Norte Pioneiro paranaense, passarão por obras de revitalização a partir desta semana. A concessionária CCR RodoNorte vai iniciar os trabalhos a partir do trevo de Jaguariaíva, no quilômetro 215+800 metros, no sentido Sengés, até o quilômetro 176, na ponte do Rio Jaguaricatu. A obra está orçada em R$ 15 milhões.


A recuperação da rodovia deve seguir até meados de setembro. Este é um dos conhecidos "trechos de acesso" do Lote 5 do Anel de Integração, administrado pela concessionária. Sobre ele não incide cobrança de pedágio e também não há serviços de atendimento médico ou guincho mecânico. No entanto, sua manutenção está prevista em contrato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Durante a execução da obra a rodovia terá pontos de retenção de tráfego, através do sistema de comporta – ou pare-e-siga. Os segmentos onde houver canteiros de obras serão sinalizados por cones, outdoors e homens-bandeira. Para evitar incidentes, a empresa alerta aos motoristas para que observem a sinalização de obras e fiquem atentos quanto à possibilidade de formação de filas. Da mesma forma, que procurem viajar com antecedência, na medida de suas possibilidades, para evitar a perda de compromissos.

O início dos trabalhos na PR-151 acontece meses depois da reconstrução, em tempo recorde, dos acessos ao município de Sengés. No início de 2010, fortes tempestades causaram o desabamento de dois pontos, um deles na PR 151, liberados pela RodoNorte em agosto.

"Os trechos abalados foram reconstruídos e vêm sendo monitorados constantemente. Este é um novo momento, em que todo o trecho vai passar por uma recuperação com o uso das técnicas de reciclagem do pavimento atual e de aplicação do asfalto ecológico", aponta o engenheiro Leandro Pereira, da CCR RodoNorte.

Asfalto ecológico

Na recomposição dos padrões de conforto e tráfego, a PR-151 vai receber a tecnologia da reciclagem, onde o pavimento é extraído, processado e adicionado a asfalto novo, contendo também a adição de borracha triturada, oriunda de pneus inservíveis. Trata-se de um produto 15% mais caro que a mistura convencional, mas em contrapartida, o desempenho do produto é melhor e aumenta a durabilidade do pavimento.

Também melhora o conforto das viagens, reduzindo o ruído provocado pelo atrito do pneu com o asfalto e o spray de água dos pneus durante a chuva. Para a recuperação de rodovias, para cada tonelada de asfalto são adicionados 150 quilos de borracha granulada e triturada, o que representa o reaproveitamento de aproximadamente 1 mil pneus inservíveis em cada quilômetro de rodovia recuperada. Somente no trecho Jaguariaíva-Sengés serão reaproveitados 40 mil pneus inservíveis.

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