sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mais pela saúde no Paraná

O governo do Estado divulgou que a Secretaria de Saúde está desenvolvendo um sistema que vai permitir a implantação de uma central de leitos on-line para o Estado. A implantação está prevista para o mês de setembro. A notícia é animadora e atende as necessidades de todas as regiões do Estado. Na região de Ponta Grossa, inclusive, a inexistência de uma central informatizada de regulação dos leitos do SUS foi apontada pelos deputados membros da CPI dos Leitos do SUS como um dos principais problemas.

O próprio Estado admite a ineficiência do atual sistema, implantado já há bastante tempo. O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, aponta que o atual modelo não oferece ferramentas e suporte para que a secretaria exerça o papel de reguladora. O governo do Estado promete ainda ampliar a informatização para todo o sistema estadual de saúde. Medida fundamental para garantir agilidade ao atendimento disponibilizado à população.

A saúde é questão emergencial. Ações que visem melhorar de alguma forma a qualidade dos serviços hoje oferecidos devem ser desenvolvidas de maneira ininterrupta, pois são muitas as demandas.

O lançamento do Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS no Paraná (Hospsus), que visa aumentar a oferta de leitos hospitalares à disposição do SUS e reduzir o chamado tempo-resposta nos serviços de urgência. Recursos da ordem de R$ 40 milhões devem ser destinados a mais de 40 hospitais públicos e filantrópicos. O lançamento do programa vem em boa hora, tendo em vista a situação caótica que muitos municípios enfrentam na saúde pública. À população, cabe monitorar a aplicação desses recursos e identificar se as melhorias propostas irão mesmo acontecer.

Editorial Diário dos Campos

Nenhum comentário: