terça-feira, 12 de julho de 2011

O que é melhor: a verdade agressiva ou a mentira carinhosa?

No mundo empresarial globalizado de hoje, as organizações de sucesso e as pessoas de sucesso são aquelas capazes de reconhecer, compreender, perceber, aceitar, valorizar e utilizar criativamente e coletivamente a riqueza encontrada na diversidade de seus colaboradores, colegas, parceiros e clientes.


A nossa percepção recebe interferência diariamente, tanto interna quanto externa. Quanto mais soubermos controlar esses estímulos e interferências, melhor trabalharemos as nossas relações com as pessoas, controlaremos nossas emoções e assim, poderemos fornecer feedback adequado, gerando crescimento e aprendizagem.

Entretanto, temos percebido três tipos de manifestações muito comuns de feedback nas organizações dos mais variados portes e segmentos:

Primeiro tipo: a verdade agressiva - utilizada por aqueles que dizem o que tem que ser dito, sem rodeios, não sem importando com o estado emocional do outro. São profissionais que carecem de competências comportamentais adequadas. As reações geradas são o descrédito e agressividade, tendo como resultado o revide, a raiva e a manifestação do conflito.

Segundo tipo: a mentira carinhosa - utilizada por aqueles que "rodeiam" e não vão direto ao ponto, se importando demasiadamente com o estado emocional do outro e não chegando ao xis da questão. A reação gerada pode ser a desconfiança e até aprovação se o indivíduo que está recebendo um feedback desse tipo aprecia ser bajulado. Como resultado, teremos a estagnação de quem recebe um feedback como esse.

Terceiro tipo: a mentira agressiva - utilizada por aqueles que não se importam nem em ir direto ao ponto nem com o estado emocional do outro. Dizem o que vem à mente e de forma agressiva, sem se importar com o fato e com a verdade. As reações mais costumeiras a este tipo de feedback são a agressividade e o afastamento, tendo como resultado mágoas e inimizades.

Ao fornecer feedback, o que as pessoas esperam é que ele seja fornecido respeitosamente, levando-se em conta os fatos e a verdade. Apesar de ser difícil às vezes nos depararmos com nossos próprios erros, um feedback desse tipo gera ao longo do tempo aceitação e até surpresa pelo fato da objetividade contida na comunicação, podendo ter como resultado mudança e crescimento. Afinal, não é isso que todo profissional deseja?

Escrito por ALBERTO RUGGIERO

Nenhum comentário: