sábado, 12 de fevereiro de 2011

Beto Richa lança internet em banda extra larga da Copel

Empresa será a primeira no País a comercializar conexões de até 100 mega de velocidade com cobrança pelo consumo.

Com uso de voz e imagens em alta resolução transmitidas em banda extra larga, um diálogo via internet entre o governador Beto Richa e o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, vai marcar nesta segunda-feira (14), o lançamento do BEL-100, um serviço da estatal que permitirá conexões em velocidades de até 100 Mbps (megabites por segundo) e, simultaneamente, trafegar voz e vídeo pela internet com qualidade superior e sem interrupções.

O ato que marcará o lançamento e a estreia do BEL-100 da Copel utilizará dois aparelhos de videofone, um instalado no gabinete de Beto Richa, no Palácio das Araucárias, e outro na sala de reuniões da diretoria da Copel, no bairro do Batel.

Inicialmente, o serviço estará voltado ao mercado corporativo, atendendo a empresas e outros grandes usuários de internet - como o próprio Governo do Estado. "Toda a estrutura da administração estadual - direta e indireta - poderá se conectar em banda extra larga pelo sistema de fibras ópticas da Copel, conferindo agilidade e velocidade à gestão dos serviços públicos, com muita economicidade", assegura o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.

"Estamos cumprindo a orientação do governador Beto Richa de colocar à disposição da população do Paraná a moderna e vigorosa estrutura de telecomunicações construída pela Copel para aumentar a competitividade do Estado, beneficiar a coletividade e, ainda, gerar fontes adicionais de receita e novos negócios para a empresa", completa.

ESTADO DIGITAL - Os mais de 17 mil km de cabos de fibras ópticas que compõem o sistema de telecomunicações da Copel integram hoje 240 dos 399 municípios do Paraná, devendo alcançar a totalidade deles até o final de 2012.

Já o sistema de banda extra larga, que utiliza cabos de fibras ópticas com um tipo diferente de tecnologia e permite aos usuários conexões em até 100 Mbps, passará a estar disponível em Curitiba ainda este ano. "Nosso compromisso é estender a conectividade em banda extra larga a todo o Estado até o final de 2014, permitindo transformar o Paraná em pouco tempo num caso único no Brasil de estado 100% digital", antecipa o governador Beto Richa.

"A universalização do acesso à internet em banda extra larga por toda a estrutura administrativa estadual fará com o que o Paraná figure como o primeiro estado digital do Brasil, reduzindo significativamente os custos de comunicação da administração estadual e abrindo ao cidadão a possibilidade de usufruir dos serviços públicos com menos burocracia e maior segurança", afirma o superintendente de Telecomunicações da Copel, Marcos de Lacerda Pessoa.

A primeira conexão em banda extra larga do projeto, com velocidade de transmissão de dados, voz e vídeo a taxas de até 100 Mbps, terá parâmetros de qualidade, disponibilidade e confiabilidade comparáveis aos de países como Japão e Coréia do Sul. Outra novidade é que o serviço será faturado pelo consumo, em moldes semelhantes ao faturamento do consumo de energia elétrica.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário: