quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Grupo francês vai investir R$ 91 milhões no Paraná

O governador Beto Richa reuniu-se nesta quinta-feira (10) com empresários do grupo francês Limagrain e com representantes da empresa paranaense Sementes Guerra. No encontro, os empresários apresentaram ao governador um projeto de parceria entre os grupos, que prevê o investimento de R$ 91 milhões e a geração de 600 vagas de trabalho no Paraná. A matriz da empresa no Brasil será no município de Pato Branco.

A principal atividade do grupo Limagrain baseia-se no desenvolvimento (pesquisa) e fornecimento de milho geneticamente modificado para o Brasil e América do Sul. Eles anunciaram, em primeira mão, para o governador Beto Richa a união das duas corporações e a criação do primeiro Centro de Pesquisa de Biotecnologia, na cidade de Londrina. Também comunicaram a intenção de expandir o projeto para os municípios de Guarapuava e Cascavel.

"O Paraná vive um novo momento, de diálogo e parceria. Eu fico orgulhoso em ver mais um grande investimento acontecer no estado. A área do agronegócio é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Paraná, e terá atenção especial da nossa administração," disse o governador. Richa garantiu o investimento em infraestrutura do estado, com a melhoria das estradas e no Porto de Paranaguá.

A Limagrain tem vendas anuais de mais de 1,3 bilhão de euros e um quadro de 6.000 funcionários, espalhados em mais de 30 países, incluindo 84 estações de pesquisa. É a quarta maior empresa do mundo na área de criação de grãos. Com a parceria da empresa Guerra, o grupo passa a ser denominado no Brasil de "Limagrain Guerra".

O diretor-geral da francesa Limagrain, Daniel Cheron, afirmou que o Brasil tem uma das melhores agriculturas do mundo e destacou a recepção do governador Beto Richa. "Estamos dispostos a contribuir para que o Brasil e o Paraná serem reconhecidos no cenário internacional como grandes produtores de grãos", disse Cheron.

Para Ricardo Guerra, diretor-executivo do grupo Semente Guerra, a facilidade de entendimento com o governo traz mais segurança ao empresário investidor. "Quando você vive num estado de terror, de insegurança, visão marginal do processo empresarial, não sente firmeza em investir. Hoje o estado vive um novo momento, é um novo Paraná, de grandeza e crescimento. E que tem no governador as portas abertas para incentivar grandes projetos como esse apresentado hoje," disse.

O governador Richa destacou a importância do grupo no desenvolvimento do Paraná. "A união entre esses dois grandes grupos, maiores produtores de semente, é um investimento sólido que certamente trará ao Paraná riquezas e muitos empregos," afirmou.

Nenhum comentário: