terça-feira, 2 de agosto de 2011

DER inicia providências para recuperar ponte do rio Ribeira


O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, determinou nesta terça-feira (2) a imediata recuperação da ponte sobre o Rio Ribeira na PR-092, entre Dr. Ulisses e Cerro Azul, na região do Vale do Ribeira. A ponte de 80 metros foi levada pelo volume de água das intensas chuvas do fim de semana.


Richa Filho determinou também que sejam feitas avaliação e recuperação dos pontos onde houve queda de barreiras nas estradas estaduais em outras regiões do Estado atingidas pelas chuvas.

O município mais prejudicado é o de Dr. Ulisses, que ficou sem comunicação direta com a capital, via Cerro Azul. A opção para os moradores é seguir até Jaguariaíva e continuar até Ponta Grossa, pela PR-151, o que aumenta a distância em cerca de 250 quilômetros, dobrando o tempo de viagem.

Para atender os moradores de Dr. Ulisses, o diretor-geral do DER, Nelson Farhat, determinou à superintendência leste que, em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual, encontre uma alternativa com o uso de estradas municipais. Uma possibilidade é usar a estrada que liga as localidades de Varzeão, Turvo, São Sebastião e Açungui. O trajeto tem pavimentação primária.

A ponte danificada é da classe singela, passagem de um veículo de cada vez, e o DER começou a estudar as alternativas para a recuperação. Uma delas pode ser o uso de vigas fabricadas pelo próprio órgão, que seriam colocadas em vãos de 15 metros. O prazo de construção depende do projeto de engenharia e da técnica a ser adotada.

AEN

Nenhum comentário: