quarta-feira, 31 de agosto de 2011

“VIOLA QUEBRADA” ABRE TEMPORADA DO CIRCUITO CULTURAL SESI EM JAGUARIAÍVA


Cultura
“VIOLA QUEBRADA” ABRE TEMPORADA DO CIRCUITO CULTURAL SESI
Trio de violões e viola caipira faz homenagem à música rural, levando espetáculo a seis cidades do interior do Paraná

No dia 1º de setembro, quinta-feira, o grupo “Viola Quebrada” faz uma única apresentação em Jaguariaíva, abrindo a temporada do segundo semestre do Circuito Cultural Sesi. Iniciativa do Sesi Paraná, o Circuito Cultural leva espetáculos de teatro, música e dança para todo o Estado. Depois de Jaguariaíva, o Viola Quebrada segue para São Mateus do Sul (04/09), Ponta Grossa (08/09), Irati (16/09), Guarapuava (17/09) e encerra o circuito em União da Vitória (18/09). 

Neste espetáculo o grupo resgata a história da música caipira, que inicia nos cantos religiosos dos jesuítas, passa pelas modinhas portuguesas, mistura-se à música dos índios e chega nos tempos de hoje. Os violões de Margareth Makiolke e Oswaldo Rios e a viola caipira de Rogério Gulin dão sonoridade a arranjos exclusivos de temas clássicos e também contemporâneos.

No repertório estão as clássicas “Cabecinha no Ombro”, de Paulo Borges; “Índia”, de Flores e Guerreiro; “Moda da Pinga”, de Laureano; os temas mais recentes, como “Tocando em Frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira; “Amanheceu, peguei a viola”, de Renato Teixeira; composições dos próprios integrantes do Viola Quebrada, como “Caminhos do Campo”, de Rogério Gulin; além de canções selecionadas pelo trio: “Avesso”, de Ceumar e Alice Ruiz; “Valeu”, de Paulo Leminski; e “Cio da Terra”, de Chico Buarque e Milton Nascimento.

De acordo com os integrantes do Viola Quebrada, este espetáculo valoriza as canções que revelam o homem do interior do Brasil. O trio dedica-se à música caipira desde 1997, realizando um trabalho de pesquisa e seleção de repertório para divulgar esse gênero musical, com composições que fazem parte do repertório emocional de quase todos os brasileiros.

Sobre o Sesi Cultural
O Serviço Social da Indústria - SESI/PR - contribui para a qualidade de vida, inserção social e cultural dos trabalhadores da indústria, seus familiares e comunidade em geral. O SESI Cultural difunde as artes em todas as suas formas, e oferece uma programação cultural completa e acessível a todos.

Serviço:
Circuito Cultural SESI apresenta “Viola Quebrada”
Data: 01 de setembro, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Clube Recreativo Municipal D. Elvira Puglieli Xavier – Rua Prefeito Aldo Sampaio Ribas – Cidade Alta – Jaguariaíva
Informações: (45) 3277 3683
Entrada franca, com ingressos retirados no local.

Nenhum comentário: