sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Prefeito morto tinha feito festa para comemorar redução de assassinatos em Jandira

 O prefeito de Jandira (Grande São Paulo), Walderi Braz Paschoalin (PSDB), assassinado nesta sexta-feira, havia feito uma festa na semana passada para comemorar a redução dos homicídios na cidade. A queda foi de 61,5% no comparativo entre os três primeiros trimestres do ano passado e o mesmo período deste ano, segundo a Secretaria da Segurança Pública.


Ouça áudio dos tiros que mataram o prefeito

"Achei que eram fogos", diz locutor sobre os tiros

Exame mostra pólvora em mãos de suspeitos de matar prefeito de Jandira

Quatro pessoas são detidas após morte de prefeito de Jandira

Vereador diz que prefeito havia recebido ameaça por telefone

Entre janeiro e setembro de 2009, 13 pessoas foram assassinadas em Jandira, de acordo com a pasta. No mesmo período, neste ano, foram cinco homicídios.

Um dos crimes ocorreu no dia 8 de julho. O ex-vereador de Jandira Waldemiro Moreira de Oliveira, 49, foi assassinado durante uma tentativa de assalto. O crime ocorreu na casa onde ele morava na rua Diadema, no Jardim das Margaridas.

Carro usado pelo prefeito de Jandira é atingido por diversos tiros
Carro usado pelo prefeito de Jandira é atingido por diversos tiros

CRIME

Paschoalin foi morto a tiros por volta das 8h desta sexta, quando chegava à Rádio Astral FM, na rua Antonio Conselheiro, para um programa semanal que comandava. Ele chegou a ser socorrido em um pronto-socorro municipal, mas não resistiu.

Geleia, que levou um tiro na cabeça, foi levado para o Sameb (Serviço de Assistência Médica Barueri) e, de lá, transferido de helicóptero para o Hospital de Clínicas de São Paulo. Ele passou por uma cirurgia e, segundo a assessoria da Prefeitura de Jandira, Geleia está na UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) em estado grave.

O corpo do prefeito está sendo velado no Ginásio Central de Jandira desde as 18h.

Paschoalin tinha 62 anos e estava em seu terceiro mandato. De acordo com informações da prefeitura, ele foi eleito vereador de Jandira em 1976, aos 28 anos. Em 1982 foi candidato a prefeito, mas ficou em terceiro lugar. No ano seguinte assumiu o cargo de secretário de Esportes da cidade. Ele foi eleito prefeito pela primeira vez em 1988 e governou a cidade até 1992. Alcançou o segundo mandato nas eleições de 1996, sendo reconduzido ao cargo pela terceira vez em 2008.

Um Focus prata que teria sido usado pelos criminosos foi encontrado em uma estrada de terra a cerca de 3 km de onde o prefeito foi morto, com os bancos encharcados de gasolina, uma garrafa PET com o combustível dentro e um camiseta também molhada de gasolina. Segundo a polícia, o carro --que tem marcas de tiros e é roubado-- interceptou o veículo do prefeito antes que ele estacionasse.

A Procuradoria Geral de Justiça designou hoje os promotores do Júri de Jandira e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de São Paulo para acompanharem as investigações sobre o assassinato.

VIOLÊNCIA

No dia 20 de setembro, sete homens armados invadiram o prédio onde morava a filha do prefeito e um vereador, no bairro Anita Costa. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a quadrilha foi até a casa de um porteiro que trabalhava no prédio e o rendeu, junto com sua mulher e um vizinho.

Em seguida, foram até o prédio onde morava a filha de Paschoalin, renderam o porteiro que trabalhava no momento e tentaram arrombar a porta do apartamento dela. Ela e seu marido seguraram a porta para evitar a entrada dos criminosos.

A quadrilha fugiu levando apenas a bateria do celular do porteiro rendido na portaria. Na época, a filha de Paschoalin disse à polícia que achava que os criminosos queriam o dinheiro arrecadado em uma festa, em Jandira.

Fonte: Bol Noticias

Nenhum comentário: