quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fábrica americana de caminhões anuncia fábrica em Ponta Grossa


Depois de meses de negociação, a norte-americana Paccar vai construir sua primeira fábrica no Brasil em Ponta Grossa. O anúncio oficial vai ocorrer no dia 15 de setembro - quando se comemora o aniversário do município - pelo governador Beto Richa (PSDB), que estará na cidade para inaugurar a fábrica de leite e creme de leite da Batavo.

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, representantes do Governo do Estado e do grupo norte-americano fecharam negociações para a instalação da unidade na cidade na última sexta-feira. A data de anúncio também teria sido definida no encontro



A empresa
Sediada em Bellevue, no estado de Washington (noroeste dos Estados Unidos), a Paccar pretende investir US$ 250 milhões na fábrica em Ponta Grossa, produzindo três modelos de caminhões da marca holandesa DAF, controlada pela companhia norte-americana: LF, CF e XF, que atenderiam o mercado brasileiro, marcado pela predominância de modelos cara-chatas.  
A Paccar vende 100 mil caminhões por ano em todo o mundo. A previsão é que a fábrica em Ponta Grossa comece a produzir caminhões em 2013. Não há intenção da montadora em importar caminhões antes de iniciar a produção local, que irá gerar 1 mil empregos diretos.


Histórico
Representantes da Paccar visitaram Ponta Grossa diversas vezes nos últimos meses para avaliar o município. Em pauta, eles buscaram informações sobre o aeroporto Sant’Ana e o regional (projeto de construção), a mão de obra, convenções trabalhistas, além de conhecerem condomínios residenciais de alto padrão, bairros populares e terrenos que podem receber a fábrica.

Com a confirmação da vinda da Paccar, é a quarta grande multinacional que anuncia investimentos na região desde o início do programa Paraná Competitivo, lançado pelo governo Beto Richa para incentivar a vinda de novas indústrias. As outras foram a Ambev, também em Ponta Grossa, a Cargill, em Castro, e a Arauco, em Jaguariaíva. “A região dos Campos Gerais é a mais procurada pelos investidores pelas condições que oferece. É entroncamento, tem boas rodovias e está próxima de Curitiba e do Porto de Paranaguá”, disse Richa no início do mês, durante a assinatura do protocolo de intenções entre a Cargill e o Governo do Estado


Nenhum comentário: