terça-feira, 20 de setembro de 2011

Governo do Paraná apresenta projeto para a criação de consórcios de gestão

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e do Serviço Autônomo Paranacidade, apresentou nesta terça-feira (20) uma proposta de parceria para as 18 Associações de Municípios do Estado na formação de consórcios de gestão. O objetivo é descentralizar a supervisão das obras executadas por diversas secretarias de estado, fiscalizar as medições, fortalecer as associações e facilitar a assinatura de convênios entre o Estado e os municípios.

De acordo com o Secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, a formação dos consórcios pelas Associações de Municípios dará maior agilidade às obras e otimizará os recursos públicos. “Os consórcios poderão auxiliar desde a elaboração de projetos para os municípios até as medições das obras que serão executadas pelo governo do Estado, através da Sedu e de outras secretarias, como as da Educação e Saúde. Com isso, vamos descentralizar as ações do governo, atendendo uma proposta do governador Beto Richa, além de economizar recursos, tanto para o Estado quanto para os municípios”, afirmou”. Silvestri ainda enfatizou que, implantando este sistema de gestão, o governo federal poderá ampliar as possibilidades de ser um parceiro em potencial.

O superintendente do Paranacidade, Roberto Del Santoro, explicou que, atualmente, a execução de obras nos municípios depende de uma série de etapas burocráticas – e, pela grande demanda em todas as áreas, há muita demora na aprovação dos projetos, início das construções, medições posteriores e fiscalização. A proposta apresentada às Associações de Municípios busca uma parceria através da formação de consórcios em cada associação, para agilizar e tornar mais eficiente todas as etapas da execução dos projetos.

Segundo Santoro, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano entrou em contato com outras secretarias que mostraram interesse em aderir ao projeto, sendo que a Secretaria de Educação (Seed) já está envolvida nos trabalhos de criação dos consórcios. “A formação de consórcios é uma proposta muito interessante pela sua capacidade de execução, agilidade e descentralização dos trabalhos”, comentou o Assessor Especial da Seed, Paulo Schmidt.

O presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e prefeito de Corbélia, Eliezer Fontana, enfatizou o poder desburocratizador dos consórcios. “Temos, hoje, uma necessidade muito grande dessa descentralização. Sabemos que não há infraestrutura condizente para que possam ser atendidas as demandas de todos os projetos nas diversas áreas e secretarias. A iniciativa de parceria com o governo trará ações mais efetivas, rápidas e concretas. Quem ganhará com isso é a comunidade”.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e prefeito de Inácio Martins, Edemétrio Benato Junior, os consórcios reforçam a grande parceria entre o Governo do Estado e os municípios. “Precisamos agilizar esses processos e, através dessa descentralização, acredito que municípios e cidadãos serão beneficiados”, concluiu.



AEN

Nenhum comentário: