terça-feira, 13 de setembro de 2011

Projetos para aumentar número de vereadores causam polêmica no Paraná

Ao todo, 119 cidades do estado poderão aumentar quantidade de cadeiras.
População protestou contra aprovação de proposta em Campo Mourão.

Do G1 PR, com informações da RPC TV

Projetos de aumento do número de vereadores têm gerado polêmicas em municípios paranaenses. Ao todo, 119 cidades do estado poderão aumentar a quantidade de representantes a partir da próxima legislatura. Os municípios de Carambeí, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Jaguariaíva, Laranjeiras do Sul, São José dos Pinhais, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba e Campo Mourão já aprovaram projetos deste tipo.
Pressão popular
Em Campo Mourão, no Centro Norte do estado, a proposta foi aprovada na segunda-feira (12), em sessão realizada em um teatro da cidade. Um grupo grande de eleitores compareceu e protestou contra o aumento utilizando narizes de palhaço. Mesmo assim os vereadores aprovaram as três novas vagas na Câmara.

Moradores de Campo Mourão usaram nariz de palhçao em protesto durante a votação na Câmara de Vereadores que aprovou o aumento do número de vereadores de 10 para 13, na noite de segunda-feira (12) (Foto: Agência Estado)

A população de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, tenta reverter a decisão do aumento de 15 para 23 vagas no legislativo municipal. O objetivo é juntar 10,5 mil assinaturas em um abaixo-assinado, para que um novo Projeto de Lei. Em duas semanas, já foram coletadas metade das assinaturas.
Outro abaixo-assinado também foi organizado em Cascavel, no Oeste. Uma entidade civil do município coletou 16 mil assinaturas, equivalentes a 8% do eleitorado, e o projeto que aumentou o número de vereadores de 15 para 21 terá de ser votado novamente na Câmara.

Próximas votações
Em Maringá, no Norte, o projeto que aumenta o número de representantes de 15 para até 23 será votado nesta terça-feira (13). Vários projetos tramitam na Casa, cada um pedindo um número diferente de vereadores. O presidente da Câmara pediu reforço policial para aa sessão desta tarde.
No município de Nova Esperança, também no Norte, líderes de associações, sindicatos e membros da comunidade organizaram uma carreata para protestar contra o projeto que aumenta o número de nove para 11 vereadores. A proposta deve ser votada na Câmara Municipal no próximo dia 19.
Já em Paranavaí, no Noroeste, eleitores assinaram um documento pedindo mudanças na Lei Orgânica do município. Mais de 6,3 mil assinaturas foram protocoladas na segunda (12) na Câmara da cidade, para evitar que o número de vereadores suba de 10 para 17.

Sem aumento
Os municípios de Londrina, Apucarana, Foz do Iguaçu e Jacarezinho decidiram que não aumentarão o número de vereadores. Em Foz, abaixo-assinados, outdoors e outras manifestações levaram os vereadores a retirar o projeto de pauta. À época, o autor da proposta confirmou que atendeu ao “clamor da população”.

Nenhum comentário: