segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Governo do Paraná entrega novas viaturas para reforçar frota da PM


O governador Beto Richa entregou nesta segunda-feira (28/01), 41 novas viaturas modelo Duster para a Polícia Militar e outras sete caminhonetes Frontier para a Defesa Civil. Os novos veículos vão reforçar a frota estadual e fazem parte do lote de 1.220 que foram adquiridos pelo Estado com recursos do Fundo Especial de Segurança Pública (Funesp). 


Richa destacou que a última grande compra de viaturas policiais foi feita pelo governo estadual em 2006. “Há muito tempo a polícia militar e os paranaenses aguardavam novas viaturas”, disse Richa.

Os veículos, entregues em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, serão distribuídos imediatamente para os batalhões regionais da PM. Vinte viaturas vão atender o Litoral, 10 serão alocadas na capital e 11 na Região Metropolitana de Curitiba.

A entrega de todas as viaturas adquiridas será finalizada em até 60 dias, prazo para a montagem e colocação de equipamentos, para as Polícias Militar e Civil, o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico-Legal. A distribuição será feita com base em um planejamento estratégico elaborado pela Secretaria da Segurança Pública e pelo Comando da Polícia Militar, tendo como base os índices de criminalidade registrados nos municípios paranaenses.

Richa ressaltou que neste ano o governo realizará investimentos de R$ 324 milhões em obras, ações e equipamentos na área da segurança pública, valor oito vezes maior que o aplicado em 2010. A aquisição de novas viaturas faz parte do reequipamento das polícias do Paraná que está sendo realizado pelo governo Beto Richa e está inserida no programa Paraná Seguro.

O Paraná Seguro prevê ainda a contratação de 10 mil policiais militares e civis, a construção de 95 delegacias cidadãs e 400 módulos policiais. “Para realizar um trabalho exitoso na área de segurança é preciso investimentos, aumento no número do efetivo, aquisição de viaturas e equipamentos”, disse o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques.

DEFESA CIVIL – Das sete viaturas entregues para a Defesa Civil, quatro serão destinadas para as coordenadorias do órgão no interior (Pato Branco, Francisco Beltrão, Guarapuava e Umuarama) e uma ficará na coordenadoria de Curitiba. Outros dois veículos serão utilizados pela Coordenação Estadual.

A coordenadoria regional de Curitiba atende 14 municípios, enquanto a de Pato Branco responde por 15 cidades; Francisco Beltrão por 27; Guarapuava 21; e Umuarama 21 municípios. Os novos veículos fazem parte do lote de 19 veículos que serão distribuídos para todas as 15 coordenadorias regionais no Estado, totalizando um investimento de R$ 1,8 milhão.

De acordo com o coordenador estadual de Defesa Civil e chefe da Casa Militar do Estado, coronel Adilson Castilho, a camionete é o veículo mais apropriado para atendimento de ocorrências, como no caso de desastres naturais. Castilho informou que as demais viaturas estão em processo de montagem e devem ser encaminhadas para as regionais em até 60 dias.

FUNDO - Criado em novembro de 2011, o Funesp incorpora todas as receitas de recursos que anteriormente estavam desmembradas em três fundos distintos: o Fundo de Modernização da Polícia Militar (FUMPM), o Fundo Especial de Reequipamento Policial (Funrespol) e o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros (FUNCB).

As verbas que compõem o Funesp são provenientes do repasse de 35% da arrecadação do Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná, conforme decreto governamental 5.750, de 30 de agosto de 2012.

Estiveram na cerimônia os secretários de Estado, Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Mário Celso Cunha (Copa 2014), Fernanda Richa (Família e Desenvolvimento Social); o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, delegado Marcus Vinicius Michelotto; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento; o presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil do Paraná (Adepol), Kioshi Hatanda; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, eo primeiro secretário da Assembleia, deputado Plauto Miró; os deputados federais, André Zacharow e Fernando Francischini; os deputados estaduais, Alceu Maron, André Bueno, Alexandre Curi, Duílio Genari, Caíto Quintana, Élio Rusch, Hermas Brandão Júnior, Gilberto Martins, Jonas Guimarães, Nelson Luersen e Teruo Kato.

Nenhum comentário: