sábado, 12 de novembro de 2011

Túnel de Fábio Rego, Município de Sengés, PR Linha Itararé-Uruguai (Variante Jaguariaíva-Fábio Rego), RVPS

O túnel ferroviário de Fábio Rego passa(va) por sob a rodovia Itararé, SP - Jaguariaíva, PR. 
Praticamente pronto em 1956, ele somente foi aberto ao tráfego em 1964, com a variante Jaguariaíva-Fábio Rego, e funcionou até 1993/4, quando a linha, já praticamente sem tráfego algum (por causa da linha Itapeva-Pinhalzinho-Uvaranas, aberta em 1975), foi fechada definitivamente, tendo os trilhos arrancados.
O túnel, sem função, com 836 metros de comprimento, foi abandonado e o mato o cobriu.
Nas fotos abaixo, o túnel, em 1956 (provavelmente o emboque do lado de Fábio Rego, à esquerda da rodovia, de quem vai no sentido Jaguariaíva) e o mesmo emboque, dificílimo de ser alcançado e fotografado, cheio de mato e com boa parte do leito externo e interno inundado, somente se vendo o escuro do emboque ao fundo, 
em outubro de 2006. (Fontes: Jorge Francisco Mendes, 07/2004; Revista Correio dos Ferroviários, 06/1956 e 08/1964; José Luiz Paz de Souza, 10/2006)
  
Fotos: (esquerda) Correio dos Ferroviários, 06/1956; (direita) Ralph M. Giesbrecht, 08/10/2006 

Viaduto do Rio das Mortes, Município de Jaguariaíva, PR
Linha Itararé-Uruguai (Variante Jaguariaíva-Fábio Rego), RVPSC 


O viaduto ferroviário do Rio das Mortes passa(va) ao lado da rodovia Itararé, SP - Jaguariaíva, PR. 
Praticamente pronto em 1956, ele somente foi aberto ao tráfego em 1964, com a variante Jaguariaíva-Fábio Rego, e funcionou até 1993/4, quando a linha, já praticamente sem tráfego algum (por causa da linha Itapeva-Pinhalzinho-Uvaranas, aberta em 1975), foi fechada definitivamente, tendo os trilhos arrancados.
O viaduto, hoje, não tem função alguma e está abandonado, podendo ser observado de frente por quem vem de Jaguariaíva no sentido de Itararé. Também era chamado de Viaduto de Samambaia, pois a estação de Samambaia-nova, na variante, ficava relativamente próxima a ele, na variante.
Na foto abaixo, o viaduto, 
visto da rodovia, sentido Itararé, em outubro de 2006.
No caso do viaduto, na foto, para a esquerda, a linha seguia no sentido da estação de Samambaia e, depois, para Jaguariaíva. (Fontes: Jorge Francisco Mendes, 07/2004; Revista Correio dos Ferroviários, 08/1964; José Luiz Paz de Souza, 10/2006)

Foto: Ralph M. Giesbrecht, 08/10/2006 
















Nenhum comentário: