sábado, 3 de dezembro de 2011

Governador conhece projetos da Arauco para o Paraná





O governador Beto Richa recebeu nesta quinta-feira (1) os executivos Cristian Infante, Fernando Lorenz e Carlos Bianchi, da indústria chilena Arauco, para falar sobre o investimento que a empresa está fazendo no Paraná, por meio do programa Paraná Competitivo. 

Um protocolo de intenções assinado com o governo do Estado em abril prevê um aporte de R$ 272 milhões na unidade da companhia em Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais. O objetivo é aumentar a capacidade de produção de placas de MDF de 315.000 metros cúbicos para 815.000 metros cúbicos por ano. Devem ser criados 120 empregos diretos novos. O projeto prevê ainda a implantação de uma linha para produzir 280 mil metros cúbicos por ano de MDF revestido. 

Os executivos informaram ao governador sobre a compra de uma nova área de florestas no Paraná, em conjunto com a fabricante de celulose e papel Klabin, para garantir a matéria-prima necessária para a manutenção e crescimento de seus projetos. “No que depender do governo estadual, daremos todo o apoio necessário para garantir investimentos produtivos que geram emprego e renda”, disse Richa. 

A Arauco é a segunda maior produtora mundial de celulose de mercado e possui o maior patrimônio florestal da América Latina. É a principal produtora de madeira do hemisfério sul e está entre os líderes mundiais na fabricação e venda de papéis, entre outros atributos. Em 2010 a empresa atingiu um faturamento equivalente a 3,8 bilhões de dólares. A empresa mantém 36 mil empregados no mundo. 


No Paraná, além das instalações em Jaguariaíva, a Arauco do Brasil mantém uma fábrica de MDF e MDP em Piên; uma unidade de produção de resinas em Araucária e uma de produção de MDP em Curitiba, além áreas florestais que somam de 132 mil hectares, com 70 mil hectares de plantios de madeira.


AEN

Um comentário:

Rogério disse...

Um grande investimento para nossa cidade, espero que este projeto traga muitos benefícios para Jagva e que os jovens se "preparem" para este mercado que está cada vez mais aquecido em nossa região!