sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

OAB e Sindicato questionam a legalidade do teste de bafômetro em servidores públicos de Jaguariaíva


Decisão causou polêmica em Jaguariaíva e dividiu opiniões.
Se o chefe suspeitar do consumo de álcool em serviço pode pedir o teste.

A prefeitura do município de Jaguariaíva (PR) instaurou uma medida que tem gerado polêmica. Funcionários públicos municipais podem ser submetidos a testes com bafômetro se levantarem suspeitas sobre a utilização de álcool em período de serviço. A decisão dividiu a população, mas revoltou o sindicato da categoria e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Dois acidentes envolvendo carros da prefeitura com servidores supostamente embriagados motivaram a decisão, justificada pelo secretário de administração, Josias Pedroso, como precaução com o patrimônio material e humano. “Quem não deve não teme, sempre é esse o ditado”, afirmou. As punições variam, e podem chegar à exoneração. Quem não quiser se submeter ao teste pode sofrer processo administrativo.
Enquanto o Sindicato dos Servidores Públicos do município questionou o Ministério Público sobre o constrangimento a que os funcionários são submetidos, a OAB questiona a legalidade do ato. “A pessoa não é obrigada a assoprar, essa coação pode ser usada como assédio moral” afirmou o delegado regional da OAB Roberto Balbela.
Nas ruas, a população está dividida. Enquanto alguns acreditam que a medida é desnecessária, outros acham o teste justo. “Acho que está certo, porque todo mundo quando faz concurso público para entrar na prefeitura sabe a responsabilidade que tem”, disse um morador.
Do G1 PR, com informações da RPC TV

Um comentário:

Anônimo disse...

É ISSO QUEM NÃO DEVE NÃO TEME O PREFEITO ESTA CERTO MUITOS ACIDENTES NÃO SÓ COM AUTO MOTORES E SIM COM TODO TIPO DE TRABALHO SÃO CONSEQUENCIA DO ALCOOL ,ESSA LEI DEVE SER APLICADA EM TODO TIPO DE EMPRESA AI OS FUNCIONÁRIOS VÃO TER MAIS RESPONSABILIDADE,POIS MUITOS FICAM ATÉ TARDE TOMANDO AI OUTRO DIA VÃO TRABALHAR COM ,INDISPOZIÇÃO , CARA FEIA ,