terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Liminar devolve cargo a prefeito cassado por compra de votos no Paraná

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná suspendeu na tarde desta terça-feira (18) os efeitos da sentença da juíza Karina Daggior, da comarca de Francisco Beltrão, no Sudoeste, que havia cassado o prefeito de Enéas Marques, Valmor Vendelinde (PP), e seu vice, Miguel Ferreira (PMDB), acusados de compra de votos na eleição extemporânea ocorrida em abril do ano passado. O prefeito eleito em 2008, Hélio Parzianello, foi cassado por compra de votos, um ano após o pleito.


O juiz do TRE, Nicolau Konkel Junior, acatou o pedido de liminar impetrado pelo advogado Sergio Sinhori, defensor de Venderlinde, e suspendeu os efeitos da sentença até que o mérito da questão seja julgado. Segundo o advogado, o prefeito retoma suas atividades normais na prefeitura a partir desta quarta-feira. “Estávamos muito otimistas em relação a isso (a suspensão da decisão) e continuamos mais otimistas ainda relação ao julgamento do mérito da questão”, afirma o advogado.

Na sentença proferida na quarta-feira (12), a Justiça determinou que o presidente da Câmara, Alceu Ramos (PP), assumisse ao cargo imediatamente e que o TRE convocasse novas eleições em 30 dias. Uma sessão extraordinária havia sido marcada para as 18 horas desta terça, quando Ramos assumiria o comando da prefeitura. Após a decisão judicial, a sessão foi cancelada.

Denúncia

De acordo com a denúncia, durante a campanha eleitoral um funcionário público que trabalha na prefeitura há mais de 20 anos pagou R$ 450 para regularizar a documentação de uma motocicleta de um eleitor e em troca pediu voto. A conversa entre o servidor e o eleitor foi gravada em áudio. Venderlinde foi eleito com 2.129 votos contra 2.003 de Maikon Parzianello (PSDB), filho do prefeito cassado um ano após ser eleito. Na eleição de 2008, Venderlinde foi derrotado por apenas quatro votos de diferença.

Nenhum comentário: