domingo, 23 de janeiro de 2011

Prefeitura de Wenceslau Braz recuperou mais de 250 kms de estradas

Prefeitura de Wenceslau Braz recuperou mais de 250 kms de estradas.


A prefeitura de Wenceslau Braz, por meio da Secretaria de Obras do município, recuperou nos últimos dois anos, cerca de 250 quilômetros de estradas rurais. O trabalho realizado no setor pela administração do prefeito Athayde Ferreira dos Santos Júnior, o Thaydinho, e do vice Bráulio César garantiu na primeira metade do mandato muitas melhorias para quem mora nas regiões rurais do município.

“Não há mais perigo dos alunos da zona rural perderam aula, porque os ônibus escolares transitam normalmente pelas estradas. Além disso, estradas bem mantidas garantem que o escoamento da produção rural seja rápido e eficiente”, ressaltou o secretário de Obras e Infra-Estrutura de Wenceslau Braz, José Gentil Gomes. Segundo ele, no início de 2009, quando a prefeitura começou as obras de recuperação, as estradas rurais encontravam-se em péssimo estado.

“Hoje temos 90% das principais estradas cascalhadas”, garantiu. Além das estradas, foram recuperadas quase todas as pontes do município construídas outras 38 que haviam caído por causa das fortes chuvas do início de 2010. Mas para que tudo isso fosse possível, foi necessário antes uma recuperação total nos equipamentos que fazem esse tipo de trabalho. Mais da metade estava sucateada.

“Tínhamos apenas três caminhões, duas patrolas e um trator funcionando. Recuperamos outros três caminhões, uma patrola, duas pá-carregadeiras e três tratores que estavam sucateados em poder de associações em regiões rurais. A prefeitura buscou, consertou e adaptou para o serviço”, lembrou Gomes. Atualmente, quatro tratores fazem limpeza diária nas ruas da cidade e uma retro-escavadeira também trabalha diariamente na remoção de entulhos.

Outras obras

Gentil Gomes lembrou ainda outras obras realizadas pela prefeitura. Uma delas foi a revitalização do cemitério, que ganhou 100 novas gavetas, nova pavimentação, cercas, luzes e segurança. “O cemitério estava abandonado, o que significava até mesmo risco para a população que mora perto. Hoje o local é bem mais seguro, temos um guarda, temos lâmpadas, proteção.”

Outra melhoria importante foi o terminal rodoviário central. Desde o início de 2009, três ônibus circulam pela cidade transportando passageiros de graça. “Fizemos reuniões com a população e eles mesmos escolheram os horários dos ônibus. Este ano queremos aumentar a frota com um ônibus articulado”, disse o secretário. A Secretaria de Obras realizou também o calçamento e manilhamento na rua Veneza, pavimentação e drenagem na área da Clínica da Mulher. “Também estamos concluindo o Parque Ecológico, que já tem lago, quadras de areia e pista de skate.”

Para 2011, a meta da secretaria é a recuperação da Vila Verde, em parceria com a Sanepar, a implantação de uma horta comunitária junto ao Centro Social, uma nova instalação para o Corpo de Bombeiros e a construção de casas populares. “Já abrimos licitação para a construção do novo prédio do Corpo de Bombeiros e já licitamos também a construção de cerca de 30 casas populares, que serão doadas às pessoas cadastradas na prefeitura que ficaram desabrigadas em decorrência das chuvas do ano passado”, garantiu Gomes.

Na área rural, o objetivo, de acordo com o secretário, é a conclusão da recuperação do restante das estradas rurais e a construção de caixas-secas, a chamada microbacia, nas laterais das vias para o escoamento das enxurradas, diminuindo assim a degradação das estradas. “Nosso projeto de microbacias foi considerado modelo no norte pioneiro. É um trabalho simples, mas que dá muito resultado.”

Em razão das melhorias realizadas, José Gentil Gomes avaliou como positivo o trabalho realizado até agora. Ele lembrou que nenhum dos serviços foi feito por terceiros. “Nestes dois anos, podemos afirmar que, na área de infra-estrutura, transporte e obras, conseguimos fazer com que todas as obras fossem feitas com pessoal, equipamentos e material da prefeitura”, afirmou.

Texto e foto: Danilo Felipe

Nenhum comentário: