terça-feira, 8 de junho de 2010

Otélio Baroni já admitiu que fez o depósito em sua conta pessoal, mas agora quer corrigir este erro e refazer o depósito em juízo", apontou o promotor.

Requerimento apresentado pelo vereador Roberto Carlos deu origem às investigações Foto: AP

Roberto Adamoski e ex-procurador Otélio Baroni são acusados de desvio de dinheiro público

Quatro Barras investiga uma séria denúncia de desvio de dinheiro público. A investigação teve origem a partir do requerimento 14/2010, apresentado pelo vereador Roberto Carlos da Conceição (PSB), que solicitou apuração do processo de desapropriação e compra de lotes localizados no bairro Jardim Menino Deus pelo município, na gestão do ex-prefeito Roberto Adamoski (PMDB). Os terrenos seriam destinados à construção de uma creche. A prefeitura deu início ao levantamento, que aponta um dado alarmante: comprovantes, cópia de cheques, e documentos que evidenciam desvio de dinheiro.


A desapropriação dos terrenos, de propriedade de Roberto Bori, foi realizada em 2007, sendo avaliados na época em R$ 127 mil. Deste valor, foram realizados apenas dois dos três depósitos que seriam efetuados em juízo. O último deles, no entanto, no valor de R$ 56 mil foi endossado e depositado diretamente na conta do ex-procurador do município, Otélio Renato Baroni, atual prefeito de Jaguariaíva. Os pagamentos foram autorizados pelo ex-prefeito
.

De acordo com o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Emanuel Valdemar Barbosa Filho, as evidências foram localizadas e confirmadas através das provas e documentos. “Em declaração oficial, o proprietário dos lotes afirmou nunca ter recebido um tostão da prefeitura de Quatro Barras, sendo assim esses documentos confirmam o desvio de dinheiro público”, alegou Barbosa.

Amplo dossiê

A investigação resultou em um amplo dossiê, com documentos e provas, que foram entregues nesta segunda-feira (7) ao promotor de Justiça, Dr. Octacílio Sacerdote Filho, durante sessão ordinária da câmara municipal, que assegurou dar prioridade no processo. "Os autos evidenciam desvio de dinheiro público e o ex-procurador já admitiu que fez o depósito em sua conta pessoal, mas agora quer corrigir este erro e refazer o depósito em juízo", apontou o promotor.


Para o prefeito Loreno Tolardo a atual administração municipal trabalha pela verdade e transparência dos fatos, e será assim que serão tratadas todas as evidências sobre este caso. “Aqui não inventamos nada, só evidenciamos os fatos”, conclui o prefeito.

A denúncia já foi encaminhada ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – mesmo grupo que está investigando os casos de corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná. A Gaeco agora vai apurar os fatos e investigar os processos da gestão anterior. A cópia do dossiê elaborado pela Comissão de Ética da Prefeitura também foi entregue aos vereadores de Quatro Barras, que agora podem se inteirar do caso.

Fonte: Agora Paraná  http://agoraparana.uol.com.br/index.php/cidade/quatro-barras/1438-roberto-adamoski-e-ex-procurador-sao-acusados-de-desvio-de-dinheiro-publico.html

Um comentário:

João Silva disse...

Começou aparecer as maracutais.
Vamos ficar esperto, Jaguariaíva.