quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A Guerra no Rio, quanto vale uma vida?

A guerra no Rio de Janeiro faz mais vítima.Quanto Custa uma vida no Brasil. A Vida no Brasil não vale nada, se quem morreu não era eleitor, não é político ou outra autoridade do alto escalão. O cidadão só passa a ser importante no País após os 16 anos de idade? Principalmente durante a campanha eleitoral, o político olha para o eleitor vê apenas um número na frente, não percebe que este número visualizado por ele é um ser humano, com coração, com sangue correndo nas veias, com sentimentos. Quando ocorre um episódio como este que vitimou  uma adolescente de 14 anos, baleada nas costas, durante o conflito entre a PM e criminosos na Vila Cruzeiro, na Penha, no subúrbio do Rio, provoca indignação e revolta.Segundo parentes, a estudante estava em casa, mexendo no computador, quando foi atingida pelo tiro. Ela já chegou morta ao Hospital Getúlio Vargas, na Penha.


Na porta da unidade de saúde, a família chorava. Num gesto de desespero, o pai da vítima se dirigiu aos prantos aos policiais que estavam próximo, e batendo palmas disse: "Parabéns, a operação de vocês matou mais um inocente".

Chega de violência e de impunidade, de leis brandas que favorecem a atuação e a conduta criminosa dos bandidos e dos políticos. Este é um momento de reflexão para a nossa sociedade. É esta sociedade que desejamos, que ceifa uma vida como se fosse uma brincadeira no jogo de game no computador, uma sociedade onde poucos são privilegiados e afortunados enquanto a maioria passa necessidades primárias como fome, desemprego, falta de educação, falta de segurança, dentre tantas outras. Num momento como este não podemos discutir este episodio sob a emoção, a questão da criminalidade é bem mais ampla. Diminuir ou não a maioridade para 16 anos para punir os infratores que cometerem algum delito não vai mudar o quadro atual, mas poderá reduzir a criminalidade. Falta vontande política em resolver a questão, principalmente se tratando da fonte geradora da violência que é o crime organizado. Muitos jovens com idade de 16 anos ou menos são aliciados e recrutados na milícia, no exercito das drogas que exercem um poder sobre toda sociedade. Muitos jovens quando praticam o crime, o pratica com intuito de arrumar dinheiro para pagar as drogas.

Nenhum comentário: