quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Klabin expande Unidade Monte Alegre

A Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria Convencional de Telêmaco Borba (SMTIC) conduziu cerca de 20 empresários do Distrito Industrial para ver de perto a expansão ocorrida na Klabin, Unidade Monte Alegre com o projeto MA-1100. Na visita técnica, a SMTIC e a empresa Klabin – Fabricadora de Papel e Celulose debateram os grandes desafios tecnológicos implementados após o Projeto MA-1100. Sistema Mecanizado de Colheita Florestal, preparo da madeira, a Máquina 9 foram demonstrados aos empresários e industriários do Distrito Industrial, especialmente após o projeto de expansão inaugurado em setembro de 2008.


A Klabin, empresa brasileira de 111 anos, é a maior produtora de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais do Brasil, além de ser a maior produtora de toras para serrarias e laminadoras. É também a maior recicladora de papéis e a principal exportadora do setor no País.

Durante terça-feira (16/11), os executivos conheceram a Unidade que emprega cerca de cinco mil colaboradores diretos e indiretos. Também assistiram a uma palestra ministrada por José Valmir Calori, gerente comercial de Madeira e Fomento Florestal, que destacou a importância da unidade, que constitui a maior fábrica de papéis do País e a maior fábrica de papéis para embalagens da América Latina.

A Unidade Monte Alegre tem capacidade atual de produção de 1.100 mil toneladas/ano. Vale lembrar que tudo começou em 1946, com a produção de celulose e papel numa escala inédita para o Brasil à época.

Houve inúmeras visitas a campo, com saída do Centro de Interpretação da Natureza (CINAT) até às áreas verdes onde se pôde conferir o sistema de manejo florestal em mosaico da companhia, que consiste em plantios de pínus e eucaliptos entremeados por matas nativas preservadas, além do Programa de Fomento Florestal incentivado pela empresa e ainda o Programa de Matas Legais que orienta produtores rurais a planejarem suas propriedades em atendimento à legislação ambiental.

Para o secretário municipal Joalmir Pucci, foi demonstrado o que, para ele, é um orgulho. “Resultado do trabalho bem feito que executamos na Prefeitura desde 1993, que é manifestado pela qualidade da madeira e parceria completa que dá certo – Poder Público e iniciativa privada”, destacou. Lembrando que a Agência do Trabalhador também esteve representada.

Agora, segundo ele, a intenção é promover crescimento regional num trabalho conjunto, com a verticalização do processo já existente e produtivo que há em Telêmaco Borba – a madeira com sustentabilidade.

Ao final, empresários e integrantes da SMTIC verificaram todo o processo produtivo da Klabin, entre outras áreas como o herbário e a Fitoterapia, primeiro programa do mundo com certificação FSC em relação ao manejo de plantas medicinais e cadeia de custódia de produtos não madeireiros.

Roberto de Araújo Neto, engenheiro químico da Forest Paper, assinalou a parte de visitação florestal. “Conhecer as áreas produtivas e de fomento foram muito importantes”, garantiu. Já, Vanessa Colmanm da Revita acrescentou à fala. “Temos que saber o que existe de bom na cidade em que vivemos, a gente mora aqui, e esse conhecimento é essencial”.

Para o engenheiro de produção da ScanCom, Giovane Freitas, a indústria compra toda a matéria-prima da Klabin, direto no pátio. “Comercializamos perto de 9 mil toneladas/mês, processamos a madeira e exportamos para o Vietnã, produção de móveis para jardim”, resumiu citando conhecimento que obteve a mais, desde a matéria-prima, como é feita a extração, árvores, colheita, características altamente importantes da cadeia produtiva que deverá chegar ainda mais na região, às cidades circunvizinhas.

Todas as ações foram aplaudidas pela coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Mec Prec, Sílvia Leite de Campos. “Um verdadeiro desenvolvimento sustentável, com melhorias econômicas, sociais, ambientais, enfim, um ciclo completo”, comentou Silvia.

Para José Valmir Calori, gerente comercial de Madeira e Fomento Florestal da Klabin, “a política comercial da empresa aliada à competência dos empresários do Distrito Industrial fez com que o Pólo de Telêmaco Borba passasse pela crise econômica mundial de forma equilibrada”, garante. O gerente parabenizou todos os executivos do Distrito, a Prefeitura/Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC), na pessoa do Secretário, Joa Pucci e colaboradores que tomaram conhecimento sobre os benefícios ambientais trazidos com o Projeto de Expansão MA-1100, entre outros.

POLO MADEIREIRO

Desde 1993, com a parceria Klabin, Prefeitura Municipal, o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário (Cetmam) foi criado o Polo Madeireiro em Telêmaco Borba, que atraiu mais de 60 indústrias para a região, com a criação de aproximadamente 3.500 empregos. Apenas uma delas, a Braslumber Indústria de Molduras Ltda., mantém 1.010 funcionários diretos. Nos últimos sete anos, a receita do município mais que dobrou e a arrecadação de ICMS cresceu cerca de 70% no mesmo período. A Klabin abastece quase integralmente o polo de Telêmaco, cujas empresas – entre serrarias e laminadoras – exportam quase 100% de sua produção.

CADEIA PRODUTIVA - A cadeia produtiva estabelecida a partir da Unidade Monte Alegre abastece todas as unidades da Klabin, de onde partem produtos para mais de 60 países em todos os continentes.

Saiba mais sobre o Projeto de Expansão MA-1100

Em 2006, a Klabin iniciou o “Projeto de Expansão MA-1100”, o maior já realizado pela empresa em seus 111 anos de existência. Seu objetivo foi ampliar a capacidade de produção total da empresa de 1,6 milhão de toneladas anuais de papéis para 2 milhões de toneladas. O investimento realizado na expansão da Unidade de Monte Alegre da Klabin, localizada em Telêmaco Borba (PR), foi de cerca de R$ 2,2 bilhões, sendo mais de R$ 300 milhões em meio ambiente. Mais de 24 mil profissionais foram envolvidos no projeto. Com a inauguração da expansão, em 2008, o projeto colocou a Unidade, atualmente a maior fábrica de papéis do Brasil, entre as 10 maiores fábricas de papel do mundo e entre os seis maiores fabricantes globais de cartões de fibras virgens (fibras não recicladas). Uma nova máquina de papel (a MP9, de última geração e até o momento a mais moderna do mundo) foi instalada na unidade, duplicando a produção de papelcartão. O equipamento mede 250 metros de comprimento, por 7 metros de largura de tela, capaz de produzir 350 mil toneladas do produto por ano. Desde 1996 não se instalava uma máquina deste porte no mundo para a produção de papelcartão de fibras virgens

Para abrigar a MP9, foi construído um novo prédio de 300 metros de comprimento, e foram instaladas uma nova caldeira de biomassa (que também integrou os investimentos ambientais da Klabin no Projeto, e foi capaz de aumentar a capacidade de geração de energia renovável da Unidade Monte Alegre) e outra de recuperação. Com esses dois equipamentos, é possível gerar 700 toneladas de vapor por hora. Uma nova linha de processamento de madeira também foi incorporada, assim como um turbogerador capaz de produzir 71 MW por hora de energia (e, com isso, elevar a 70% a autossuficiência da Unidade) e uma nova planta de produção de polpa de fibra de eucalipto pelo processo CTMP (Chemi-Thermo Mechanical Pulp).

Jornal da Manhã

Nenhum comentário: