segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Repercussão negativa da volta da CPMF causa pânico na assessoria de Dilma

A repercussão negativa que recobre o projeto de ressuscitar a CPMF, que pode voltar à cena com o nome de CSS (Contribuição Social para a Saúde), começa a causar preocupação no Parido dos Trabalhadores e principalmente na equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff. Muito espertamente, a sucessora de Lula da Silva disse, há dias, que a volta de um imposto para financiar a Saúde dependeria dos governadores. E não demorou muito para que alguns governadores da base aliada encampassem a ideia. Os primeiros a puxar a fila foram Eduardo Campos, de Pernambuco, e Cid Gomes, do Ceará.


Preocupado com o estrago que a reação popular pode provocar no governo De Dilma Rousseff, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, tem usado a rede mundial de computadores para transferir a culpa para os governadores também da oposição. No microblog que mantém no Twitter, Dutra, que integra a equipe de transição de Dilma, deixou clara a sua preocupação. “Deixemos claro: todos, eu disse todos, os governadores são a favor da CPMF: inclusive Serra e Aécio, na época da votação. Não é a Dilma”, escreveu o líder petista.

O desespero é tamanho, que José Eduardo Dutra, que tenta transformar uma conhecida mentira em verdade de encomenda, acabou esquecendo que José Serra e Aécio Neves há muito não são mais governadores. Serra perdeu a corrida presidencial e Aécio foi eleito para o Senado Federal.

Desde o fim da CPMF, o PT palaciano tenta emplacar a volta do malfadado imposto sobre as transações bancárias.


Proposta de criação de imposto semelhante à CPMF gera protesto na internet


 - A possibilidade de criação de um imposto semelhante à extinta CPMF, Contribuição Provisória por Movimentação Financeira, rendeu um abaixo-assinado de oposição na internet. O manifesto foi criado na quinta-feira, dia 04/11.
 
Até a publicação desta reportagem, a lista contava com mais de 6460 assinaturas.

O governador Wilson Martins, defensor da ideia, propôs ao longo de sua campanha eleitoral o aumento de recursos destinados à área de saúde. Nesta semana, o político começou a articular a ideia do novo imposto com outros três governadores de seu partido - Pernambuco, Ceará, Espírito Santo - e com o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT).

Martins justifica a criação do imposto baseado na emenda constitucional 29, que regula sobre um percentual mínimo de investimentos que as três esferas de poder devem aplicar na área da saúde. Em entrevista ao portal Terra, ele disse acreditar que a aprovação não irá gerar revolta popular. "Será pago um valor mínimo. Quem financia é o grande, que não é do Piauí. É o milionário pagando as contas para os pequenos", disse.

O temor daqueles que assinam o abaixo-assinado se origina da promessa de campanha de Dilma de que irá buscar mais recursos para saúde e também do fato de que Martins e seus entusiastas pertencem à base aliada da presidente eleita. Além disso, o presidente do Senado, José Sarney, cogitou nesta sexta a possibilidade dos próprios senadores criarem o imposto.

No protesto, os manifestantes se dizem "contra a aprovação da volta da CPMF bem como qualquer outro novo imposto que venha a ser criado, para substituir a antiga CPMF", já que, segundo eles, o Brasil tem uma alta carga tributária.

Ao longo do abaixo-assinado, algumas pessoas justificaram o porquê de suas assinaturas. Iran Bezerra da Silva foi direto: "não quero financiar corrupção de ninguém", comentou. Já Adriana Sanches Falavigna argumentou: "É um absurdo, afronta e descalabro vir com mais tributos, sejam sob as vestes de impostos ou contribuições, que no passado se mostraram não vinculadas. O Brasil já tem uma das maiores taxas tributárias do planeta, o que obsta a livre iniciativa, o empreendedorismo e sim, a geração de empregos que é feita pelo setor produto da sociedade, que não é o Estado", diz a cidadã.

Reação de políticos e artistas nas mídias sociais

No Twitter, políticos e artistas têm se posicionado sobre o novo imposto. O candidato derrotado à vice-presidência da República na chapa de José Serra, Indio da Costa (@indio), clamou pela assinatura de seus seguidores. "Assinei o Manifesto Popular contra nova Cpmf. Assine tb.", disse.

Já o apresentador de TV, humorista e jornalista Marcelo Tas postou no twitter o link de uma postagem em seu blog sobre o assunto. Com o título de "Nova CPMF: você vai pagar calado?", o texto cita alguns dos principais impostos pagos pelos brasileiros nos níveis federal, estadual e municipal e argumenta que os recursos dos impostos são, por muitas vezes, mal aplicados.

"Detalhe: o argumento é que esses recursos seriam aplicados na Saúde. Pura balela para amolecer o nosso coração e abrir a nossa carteira. Tal qual um fantasma, a CPMF já foi e voltou algumas vezes. Em nenhuma delas, os recursos foram direcionados exclusivamente para Saúde. Mas para matar a gula gastadora dos governos", diz Tas em seu texto.

Para conferir o abaixo-assinado, http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7410

Um comentário:

Nikacio Lemos Bitencult disse...

CONTRA O ESTELIONATO DA CPMF !!!

OPOSIÇÃO, NOS CONVOQUE QUE IREMOS !!!
Quem melhor pode impedir a volta da CPMF, é a oposição se assim quiser .
E quem tem condições de mobilizar a sociedade para tanto, também é a oposição se assim desejar .
Algo é certo, a Oposição faz a parte dela, nós faremos a nossa com prazer .
O que não se pode é imputar toda essa responsabilidade e iniciativa para nós ( Povo).
Sei que os Senadores Álvaro Dias e Sérgio Guerra tem feito muito para impedir os abusos contínuos desse governo corrupto e mentiroso, mas precisamos de outros parlamentares de uma verdadeira oposição influentes para essa questão.
Se nós (Povo) sentimos que a oposição que tem reais condições de mobilizar o povo para este mega protesto, não vai se mobilizar ou pior ainda não se mostra interessados, porque devemos nós(povo) espontaneamente sair pelas ruas sem um líder parlamentar da oposição na busca de combater essa idéia covarde e inaceitável por parte do governo Lula?Dilma de trazer de volta a CPMF ?
Fora Lula, Fora Dilma e levem com sigo essa quadrilha de corruptos de comunistas do PT.
Nikacio lemos
23 anos
P.S. Sabemos muito bem que vocês (Comunistas do PT) querem trazer o imposto da CPMF não para melhorar a saúde, e sim para tentar cobrir parte do Roooooombo (Divida Interna) que Lula deixa para o Próximo governo .
Lula da Silva Endividou o Brasil e ele tem que ser responsabilizado por isso!!