sábado, 6 de novembro de 2010

Pobre povo

Foi quase uma traição. Nem bem esfriou o momento eleitoral e já se anuncia a tentativa de volta da famigerada CPMF, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira. A intenção do governo de retomar o tributo operou tal qual uma ducha gelada no sentimento da população. Hoje, comprovadamente, cada um de nós trabalha cinco meses do ano para entregar o seu sagrado dinheirinho aos cofres do poder público. Não há carga tributária mais alta no mundo - e eles ainda querem mais.

É de extrema maldade receber o voto no domingo e, em vez de enviar agradecimentos, o presidente da República - com a aval da eleita - , anuncia a ressurreição do “imposto do cheque”. O PT usará de todas as forças que tem para, ainda esse ano, aprovar no Congresso Nacional o projeto de lei. Na mesma posição está parte dos governadores dos estados que, sedentos por recursos, apóiam a iniciativa petista.

Segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo, dos 27 eleitos, 13 são favoráveis, nove se declararam indecisos e cinco são contra: três do PSDB e dois do DEM. São eles: Beto Richa, do Paraná, Geraldo Alckmin, de São Paulo, Marconi Perillo, de Goiás, Raimundo Correa, de Santa Catarina, e Rosalba Ciartini, do Rio Grande do Norte. Segundo o jornal O Globo, a volta da CPMF não passa de “um capricho vingativo” de Lula. A vingança é contra quem? Contra o povo que lhe tem altíssima consideração e o aprova em 83%? Vingança contra a oposição, que está em frangalhos? É um erro de miopia.


Esfarrapada

Como sempre, a Saúde é usada como desculpa para aumentar a carga tributária extorsiva. A experiência aponta que, durante o período em que se cobrou a CPMF, o atendimento aos doentes era tão precário quanto hoje, senão ainda pior. Se Dilma cair nessa arapuca, perderá popularidade em um percentual apreciável já na largada de seu mandato.

Paraná online

Nenhum comentário: