segunda-feira, 15 de outubro de 2012

QUE RAIOS DE DEMOCRACIA É ESTA?


Segundo a nossa Constituição, a democracia brasileira se apoia no tripé Executivo, Legislativo e Judiciário, três poderes independentes, cada qual com suas atribuições. O equilibrio democrático, portanto, assenta-se no respeito de cada poder pelos demais.
Depois de ser condenado pelo STF por corrupção, José Genoíno pediu demissão do cargo de Assessor Especial do Ministério da Defesa. Mas, segundo as notícias, a presidenta Dilma Roussef não aceitou a sua demissão, dizendo não haver razões para que ele se demitisse.
Se uma condenação por corrupção pela Suprema Corte do pais, última instância de julgamento, não é razão suficiente para que um funcionário público não possa mais ocupar um cargo público e é desrespeitada pela chefe do Executivo, que raios de democracia é esta?
Embora a Lei da Ficha Limpa trate somente de cargos eletivos, não deveria ser aplicada, por analogia, em cargos de tamanha importância? O impedimento não está previsto no Estatuto do Funcionalismo Público? Se um corrupto condenado pode continuar ocupando o seu cargo, não é um péssimo exemplo para os demais funcionários públicos?.
Será que os Ministros militares, que fazem parte do Ministério da Defesa, e os demais militares, se sentirão confortáveis, tendo um corrupto julgado e condenado pelo STF ocupando um cargo de Assessor Especial do Ministério da Defesa? Ou será que a nomeação de José Genoíno para tal cargo foi somente um jeito de arrumar uma “boquinha” para um “cumpanheiro” que não foi eleito deputado?
Não se está abrindo uma porta para uma grave crise institucional?

Nenhum comentário: