About us

Entrevista com o vereador Rafael Souza (PR)






                                                           Vereador Rafael Souza (PR)

1. Como foi sua decisão para entrar na vida pública? Teve influência ou auxílio de algum agente público?

R: Primeiramente gostaria de cumprimentá-los pelo projeto, o qual ira auxiliar a população no sentido de acompanhar seus representantes e também na criação da consciência política juntamente com o seu entendimento. Com isso a população terá maior probabilidade de assertividade na utilização de uma ferramenta poderosa chamada voto que por sua vez é capaz de mudar a história de uma cidade, estado ou um país.Respondendo a primeira questão, eu sempre sonhei em contribuir para o coletivo e com isso fazer algo em prol do bem comum das pessoas, e a vida pública era a ponte para realização deste sonho, mas, no entanto eu sabia que não bastava apenas a vontade eram necessários 3 atributos: VONTADE, CAPACIADE e Acima de tudo BOA FÉ respeitando os munícipes. A mim em uma auto-análise percebi que faltava a capacidade através do conhecimento e para que eu me sentisse completo eu estudei muito sobre as políticas nacionais e internacionais. No ano de 2011 recebi o convite do presidente do Partido da República da nossa cidade, Braulino Ribas Vitória um grande amigo qual conheço desde 1988, para filiar-me no partido e ser um possível candidato. Não tive dúvidas agarrei com todas as forças a oportunidade, era ela que precisava e me lancei candidato, pois além de me julgar possuidor dos 3 atributos qual julgo necessário para representar o povo, poderia contar com o apoio de uma pessoa qual tinha uma história em Jaguariaíva, pois, visto que em sua vida pública tanto contribuiu e lutou por esta cidade. Se não bastasse, também apoiaria um prefeito que através da comprovação da eficiência do seu trabalho podemos perceber a aplicabilidade do dinheiro público de maneira eficiente, eficaz e responsável primando pelo bem estar da sociedade. Coloquei-me Candidato por Jaguariaíva e graças à confiança da população obtive a votação necessária para assim os representá-los na Câmara municipal.

Como concilia sua vida profissional com a vida pública?

R: Falando um pouco de minha vida profissional, trabalho desde meus 14 anos iniciando a vida profissional em uma madeireira, trabalhei no comercio na panificadora Biribas, após na loja de móveis Casa Nova, e após concluir o curso técnico em instrumentação industrial, trabalhei em indústrias multinacionais como Sadia de Cuiabá-MT, Sadia de Paranaguá-PR, Grupo Orsa Itapeva-SP de onde sai para entrar na empresa, qual tenho um contrato trabalhista denominada Stora Enso Arapoti-PR, multinacional no Ramo papeleiro onde exerço a função de Planificador de manutenção. Quando me perguntam se eu gosto do que faço eu respondo que todas as empresas que passei e as funções que exerci bem como a que exerço hoje as fiz com muito carinho, dedicação e garra, pois delas pude tirar o meu sustento. Esse fenômeno se da devido a eu ter aprendido a gostar do que faço, pois isso é uma ferramenta de auto motivação, assim eu gasto o tempo trabalhando com responsabilidade e FELICIDADE, acredito que essa receita somada a muito companheirismo, misturada a um item chamado FAMILIA ou EQUIPE é com certeza o segredo do sucesso.Com a nova atividade, a de parlamentar qual jamais pode ser considerada como emprego em minha opinião e sim um contribuir para o bem comum através de seu comportamento e atitude no sentido de defesa dos interesses de uma sociedade atuando com transparência, ética e acima de tudo com respeito aos munícipes, ficou sem dúvida mais corrido e minha vida mais agitada. Não misturo as duas atividades e no período das 07hs até às 17hs estou inteiramente ligado na indústria, porem tenho minha assessoria composta por 1 funcionário juntamente com minha família mãe, pai, irmãos e esposa todos com trabalhos de assessoria VOLUNTARIA de rua.Todas as informações me são passadas às 18hs e trabalho em meu escritório em casa no período noturno. As reuniões ordinárias e extraordinárias a minha participação é normal.Com um planejamento bem feito juntamente com uma equipe de assessoria de mais alta confiança e qualidade conseguimos alcançar nosso objetivo, o de defender o interesse público.


Como é o trabalho como vereador na Câmara Municipal? Há atendimento pelo vereador no gabinete?
Se há, qual o horário e dias da semana?

R: O trabalho do vereador é legislar, ou seja, criar, alterar, discutir projetos de leis para a municipalidade propondo bem feitorias e obras para o bem estar da população em geral. Também é de sua responsabilidade a fiscalização das ações tomadas pelo executivo no que diz respeito à aplicação do dinheiro público.Em meu gabinete não há atendimento pelo vereador e, no entanto como explicado acima, conto com assessoria de alta confiança que atende em meu gabinete no horário de funcionamento da câmara das 13hs às 18hs de segunda a sexta. A partir das 18hs analiso o relatório e a agenda elaborada pela minha assessoria para a tomada de decisão, em alguns casos, atendo a população em horário noturno, pois existem situações emergenciais que não podem esperar.

Qual sua expectativa na vereança durante esse ano de 2013?

R: Acredito que o primeiro passo é a metade da obra e o acreditar no melhor a cada ano é o primeiro passo. Desta maneira, não só 2013, mas todos os anos vindouros espero que cada um seja o melhor para nossas vidas e nossa cidade, cheio de realizações do executivo com a contribuição intelectual e efetiva da câmara Municipal, pois para trabalhar em harmonia e em prol do povo é que ambos os poderes foram constituídos.

Quantos assessores o vereador tem em seu gabinete e quem são eles?

R: Tenho em meu gabinete 1 assessor nomeado, Lilian Kelen, funcionária da Câmara que é responsável pelo atendimento em horário integral do funcionamento da câmara. O referido assessor tem como atribuição elaborar e analisar documentos como ofícios, requerimentos projetos de leis entre outros, além de manter contatos com agentes públicos e organizar a agenda do vereador. Como explicado acima conto com minha família com assessoria de rua composta pelos meus irmãos, pai mãe e esposa, quais me auxiliam nos trabalhos voltados a sociedade todos sem custo através do trabalho não REMUNERADO.


Como os assessores de seu gabinete foram escolhidos? Há concurso público para escolhê-los ou foram nomeados pelo vereador?

R: O Assessor de Gabinete foi escolhido através de uma seleção de pessoas capacitadas para o cargo de minha confiança, juntamente aos representantes do meu partido.Sou um defensor de concurso público e o apoio para ocupação de cargos públicos, pois só se podem pregar à igualdade dando às mesmas oportunidades as pessoas. Isso será deliberado com certeza em plenário ao longo desta gestão.



Quanto será o gasto com assessores em seu gabinete durante o ano?

R: Meu assessor ganha R$ 1400,00 por mês, salário este definido de acordo com Lei Municipal 2407/2012 e nomeado pela presidência da Câmara.

No seu entendimento, qual a importância das indicações propostas pelos vereadores? Elas realmente auxiliam a população como deveriam?

R: As indicações ao executivo são sem dúvida uma das atribuições do Vereador e quando feitas com qualidade auxiliam o executivo e quando falo em qualidade me refiro a algo perfeitamente possível de realizar-se e por ventura o executivo não percebeu tal oportunidade, isso é qualidade. As indicações podem ser denominadas de Brainstorm palavra em inglês que traduzida significa tempestade de ideias que é uma poderosa ferramenta utilizada por empresas na exploração de ideias, qual tem por objetivo obter as melhores soluções de um grupo de pessoas. Nas nossas vidas vivemos recebendo indicações como: você deveria comprar um carro novo ou uma casa nova ou até mesmo por que você não se veste melhor, essa roupa não cai bem em você, mas, no entanto assim não o fazemos devido a não termos recursos para comprar o carro novo à roupa nova ou quem sabe a tão sonhada casa. As indicações ao executivo são meras sugestões tendo em vista que o parlamentar não pode apresentar proposição que crie despesa ao Executivo, sob pena de ter declarada a sua inconstitucionalidade, mas, no entanto apresentamos sugestões que de alguma forma servem para auxiliá-lo. O Executivo em seu papel trabalha com o orçamento público, e suas despesas são fiscalizadas pelo poder legislativo que são os vereadores, na essência os trabalhos e ações do prefeito são proporcionais ao que o município arrecada e o que tem que ser discutido realmente como sugestão é a forma que aumentaremos a receita da cidade, ou seja, sua arrecadação, para que conseqüentemente se execute mais trabalhos de infraestrutura e desenvolvimento dos cidadãos e bairros.

Como está sendo a relação do vereador junto aos representantes estaduais e federais?

R: Tenho bom relacionamento com os deputados federais André Vargas, vice-presidente da Câmara Federal qual já se mostrou amigo de Jaguariaíva através de inúmeras conquistas pela nossa cidade e também o Deputado federal Giacobo – Presidente do PR - partido da republica do Paraná juntamente com o Deputado Estadual Péricles-PT. Estaremos trabalhando em conjunto com os representantes federais e estaduais no intuito de conseguirmos viabilizar recursos a nossa amada cidade, pois acredito que acima de qualquer bandeira partidária esta a nossa população.

Deixe sua mensagem ao povo de Jaguariaíva.

R: Gostaria aqui de agradecer mais uma vez a confiança depositada através da expressiva votação, e também agradecer cada eleitor não necessariamente os que em mim votaram, mas todos que foram as urnas e acreditaram que o seu candidato teria não a capacidade de mudar uma história, mas a de contribuir para tanto. E é esse verdadeiramente o nosso papel em uma câmara de 13 vereadores, é necessário que haja o entendimento das melhores praticas e ideais, pois a democracia é plural e pra isso se faz necessário às discussões e debates. É bom que fique claro que as contraversões por mim apresentadas nas reuniões são apenas no que diz respeito a opiniões e nunca contra pessoas, pois acredito em uma política sólida, saudável e que atenda aos anseios do coletivo.

Contatos:
Gabinete: 3535-8767 Email: rafadopr@cmjaguariaiva.pr.gov.br
Entrevista cedida ao Blog Adote Um Vereador Jaguariaiva http://www.adoteumvereador.net.br/
Entrevista com o vereador Rafael Souza (PR) Entrevista com o vereador Rafael Souza (PR) Reviewed by FIQUE POR DENTRO JAGUARIAIVA on abril 13, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Fique por dentro Jaguariaíva. Tecnologia do Blogger.