About us

Arapoti conquista segundo lugar no prêmio Brasil Sorridente


Divulgação
Arapoti conta com Centro de Especialidades Odontológicas e realiza várias ações voltadas à saúde bucal da população
Arapoti – O município de Arapoti foi o primeiro colocado no prêmio Paraná Sorridente na categoria que reúne as cidades com até 50 mil habitantes. Com esta colocação, o município concorreu ao prêmio Brasil Sorridente e foi o segundo colocado no cenário nacional na categoria. Cambé e Ponta Grossa também foram premiados pelo projeto. O prêmio valoriza as iniciativas dos municípios de prevenir problemas na saúde bucal. "Como ficamos em primeiro lugar no Paraná ficamos esperançosos com a colocação no Brasil Sorridente. Este é resultado de um trabalho de anos", salienta a coordenadora de Saúde Bucal de Arapoti, Adriana Cunha De Masi.

O município foi premiado por conta das várias ações que são desenvolvidas na área. "Temos o Centro de Especialidades Odontológicas que realiza atendimento na área de odontopediatria, periodontia, endodontia, cirurgia buco-maxilo-facial e próteses. Anualmente realizamos campanhas de prevenção do câncer de boca nas Unidades Básicas de Saúde, além disso atuamos nas escolas municipais e na Apae regularmente com atividades de orientação e escovação dos dentes", explica Adriana.

De acordo com ela, a melhora na saúde bucal da população é percebida na rotina de trabalho dos dentistas. "A área da odontologia sempre teve bastante incentivo na cidade. O trabalho que é realizado nas escolas traz um resultado bastante efetivo", aponta.

BRASIL SORRIDENTE
O projeto Brasil Sorridente é organizado e realizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em parceria com o Ministério da Saúde. De acordo com César Campagnoli, conselheiro do CFO, o projeto Paraná Sorridente seleciona os melhores municípios do Estado em cada categoria e os indica para participarem da disputa nacional. Os municípios vencedores de cada categoria no Brasil recebem um equipamento odontológico completo para atender a população.

A cidade paranaense que se destacou na categoria de 50 mil a 300 mil habitantes foi Cambé, que conquistou o quinto lugar nacional. Entre as cidades com mais de 300 mil habitantes, o destaque ficou para Ponta Grossa, que ficou colocada em quarto lugar no Brasil Sorridente. "O objetivo deste projeto é avaliar o modelo de gestão em saúde bucal nos municípios", salienta Campagnoli.

De acordo com ele, para concorrer os municípios precisam seguir uma série de critérios. "Analisamos se a cidade conta com uma coordenação ou uma divisão de odontologia que esteja no organograma principal, o objetivo é que a odontologia faça parte do fluxo da prefeitura. Outro critério é que a coordenação de odontologia seja exercida por um cirurgião dentista. Na parte da vigilância em saúde trabalhamos a questão da fluoretação da água, bem como o acompanhamento e controaselheiro. Ele acrescenta que também há outros pontos analisados, como por exemplo as ações e campanhas voltadas para a saúde bucal, o índice de escovação diária, o plano de cargos e salários do município e o salário do cirurgião dentista.

Serviço:
Mais informações sobre o prêmio no site www.cropr.org.br
Arapoti conquista segundo lugar no prêmio Brasil Sorridente Arapoti conquista segundo lugar no prêmio Brasil Sorridente Reviewed by FIQUE POR DENTRO JAGUARIAIVA on agosto 14, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Fique por dentro Jaguariaíva. Tecnologia do Blogger.