quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Beto Richa: conheça a biografia do Governador

Inspirado pela trajetória política do pai, Beto Richa ingressou na vida pública aos 29 anos.


Carlos Alberto Richa nasceu em 29 de julho de 1965, em Londrina, no norte do Paraná. Beto Richa, como é conhecido por todos, é o segundo dos três filhos do casal José Richa - ex-governador do Paraná entre 1983 e 1986 - e de Arlete Vilela Richa. Descendente de imigrantes libaneses, Beto Richa passou sua infância entre Londrina e Brasília. Em Londrina, iniciou os estudos do ensino fundamental na Escola Estadual Hugo Simas. Adolescente, mudou-se para Curitiba, onde freqüentou o ensino médio no Colégio Bom Jesus. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Casado com a advogada Fernanda Bernardi Vieira Richa, é pai de três filhos: Marcello, André e Rodrigo.

Inspirado pela reconhecida trajetória política do pai  que exerceu também dois mandatos como deputado federal, foi prefeito de Londrina, e senador — Beto Richa ingressou na vida pública aos 29 anos.

A estréia foi em 1994, quando se elegeu deputado estadual com 22 mil votos. Quatro anos mais tarde, foi reeleito para a mesma função, com o dobro dos votos. Durante os dois mandatos na Assembléia Legislativa, Beto Richa apresentou grande número de projetos, muitos deles resultaram em leis que ajudaram a melhorar as condições de vida das famílias paranaenses.

Algumas leis tiveram maior destaque e serviram como exemplo para o resto do país. Um exemplo foi a que garantiu o pagamento de indenizações às famílias de ex-presos políticos. Outra importante lei é a que obriga as instituições financeiras a instalar câmeras de filmagem e sistema de monitoramento nos caixas eletrônicos, além de manter um vigilante durante todo o período de funcionamento do serviço.

Também é de sua autoria a lei que instituiu o Fundo Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas (Funpred). Somente no seu segundo mandato, Beto Richa aprovou em plenária mais de 20 projetos que foram transformados em leis.

Ainda como deputado, Beto Richa atuou como membro das Comissões Permanentes da Assembléia Legislativa. Foi vice-presidente da Comissão de Finanças e membro das Comissões de Constituição e Justiça, Obras Públicas, Transportes e Comunicações, e de Direitos Humanos e da Cidadania. Também foi suplente das Comissões de Turismo e Saúde Pública.

Reconhecido por diferentes grupos políticos, Beto Richa foi escolhido em 2000 para ser o candidato à vice-prefeito. Eleito, assumiu no primeiro ano de mandato a Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Na Prefeitura, Beto Richa abriu as portas de seu gabinete à população curitibana, recebendo sugestões e ouvindo críticas de moradores dos 75 bairros. Em 2002, candidatou-se ao Governo do Estado do Paraná pelo PSDB, recebendo 888.796 votos.

No ano seguinte, reassumiu a vice-prefeitura de Curitiba.

Em 2004, aos 39 anos, Beto Richa foi eleito prefeito da cidade com 494.440 mil votos, Ao assumir a Prefeitura de Curitiba, no dia 1º de janeiro de 2005, Beto comprometeu-se a fazer uma administração transparente e austera, focada no diálogo permanente com a população. Também assumiu o compromisso de priorizar a educação e a saúde, bem como fazer um esforço concentrado da Prefeitura para levar obras, ações e melhorias para as regiões mais carentes da cidade.

Todos os compromissos do prefeito foram cumpridos integralmente, além de serem ampliados conforme as necessidades apresentadas pela população em mais de 243 audiências públicas realizadas pela Prefeitura em quatro anos, a maioria delas com a presença de Beto nos bairros.

Para melhorar a infra-estrutura da cidade e a qualidade de vida da população nos 75 bairros, Beto fez mais de 4 mil obras em quatro anos, sendo que 70% delas atenderam bairros com menor Índice de Qualidade de Vida (IQV).

Em 2008, Beto Richa foi reeleito prefeito de Curitiba já no primeiro turno das eleições, com 778.514 votos (77,27%). Foi a maior votação da história da cidade, numa eleição que também registrou um feito inédito: Beto venceu em todas as dez zonas eleitorais, um total de 3.504 urnas distribuídas em mais de 300 locais de votação da cidade.

Em 3 de outubro de 2010, foi eleito Governador do Paraná.

Nenhum comentário: