sábado, 16 de outubro de 2010

‘Eu não tenho salto alto’, disse Serra em evento no Paraná

O candidato tucano à Presidência da República, José Serra, disse nesta sexta-feira (15) em Londrina, Paraná, que não tem “salto alto”. Questionado sobre pesquisas eleitorais, o candidato ainda afirmou que não falaria “porque senão fica meio enlouquecedor”.


“Eu? Não, eu não tenho salto alto. Então, eu não estou preocupado. Eu acho que eu cairia na hora com salto alto”, afirmou o tucano.

Serra foi recepcionado na cidade pelo governador eleito, Beto Richa (PSDB) . Ele fez uma carreata pela cidade e passeou pelo calçadão do centro de Londrina. Na cidade paranaense, ele ainda teve um encontro com representantes da área de educação, dos quais recebeu reivindicações. Serra afirmou que a educação não pode ser tratado como um assunto partidário.

“A educação não pode ser um assunto partidário, não pode ser um assunto para companheiros, um assinto para mobilização política eleitoral. A educação tem de ser uma bandeira nacional. Nós temos de ter um movimento pela educação de união nacional, supra partidária, que não fique preso a partidos, que reúna todos os setores da sociedade brasileira e os setores que tem a ver com a educação, que faz o sentido da educação”.

O tucano ainda afirmou que seu programa de governo não é "religioso". "Eu sou religioso, mas o meu programa não é um programa religioso. É um programa de governar o Brasil, mas todo as pessoas religiosas que querem votar em mim, eu não só aceito, como eu gosto, porque eu tenho uma identidade espiritual com elas".

Serra afirmou que vai fazer um esforço para reduzir a carga tributária do país.

“ A candidata Dilma diz que acha boa a carga tributária no Brasil, ou seja, a fatia da economia que vai para impostos. Eu acho essa carga ruim, exagerada, eu vou fazer toda a força para diminuí-la, junto com modernizar o sistema tributário, torná-lo mais justo, desonerar o consumo essencial e os investimentos que são ambos necessários [...]. O investimento é importante para crescer, para ter empregos, então nós temos que melhorar o sistema tributário, sem dúvida nenhuma.

Questionado sobre privatizações, o tucano acusou o PT de “inventar coisa para ganhar voto”. “O PT, chega na hora da eleição, eles começam a inventar coisa para ganhar votos, só isso. Não é um tema atual, até porque nem tem privatização mais a ser feita e até mais porque o PT é muito privatizante. Diminuiu a participação do estado no banco do Brasil, não é? É um partido privatizante, venderam bancos e tudo, chega na hora de eleição, colocam factóides e, na medida em que a mídia segue, acaba virando um tema, mas não é um tema relevante".

Esta foi a terceira visita de Serra a Londrina na campanha presidencial. No primeiro turno, o presidenciável tucano recebeu na cidade 56% dos votos válidos, contra 23% de Marina Silva (PV) e 18% de Dilma Rousseff (PT). Estava acompanhado do governador eleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), que recebeu 71,8% dos votos válidos em Londrina.

Nenhum comentário: