quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Papa entra na campanha eleitoral no Brasil

Três dias antes da eleição presidencial para escolher um sucessor para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma campanha fortemente dominado pela ordem polêmica religiosa, o Papa Bento XVI colocou fogo no fogo hoje com um discurso no Vaticano na que exige bispos para orientar os fiéis ", com uma visão moral sobre questões políticas." Esta mensagem pode influenciar o voto no domingo.

A questão da descriminalização do aborto tem sido um dos espinhos de ambos os candidatos, acusado por ambos católicos e protestantes para ser a favor do aborto. Por medo de perder os votos dos cristãos (60% de católicos e 30% de evangélicos), o candidato Lula, Dilma Rousseff, teve de recuar e uma carta aos católicos e protestantes, prometeu que se ele se torna Presidente não permitirá a legislar sobre o aborto ou o casamento de homossexuais. campanha de Dilma Rousseff passou a defender a descriminalização do aborto por razões de saúde pública.

O Papa dirigiu aos bispos em um contundente: "Quando os direitos fundamentais das pessoas e almas o exigirem, os pastores têm a grave responsabilidade de uma questão moral." Ele acrescentou: "Quando os projetos políticos contemplar abertamente ou descriminalização do aborto ou a eutanásia, os bispos não devem temer a impopularidade, recusando compromissos e ambiguidades."

Bento XVI disse aos bispos brasileiros que "Deus deve ter um lugar na vida política" e recordando que "a religião católica é parte integrante da história do Brasil", exortou-os a lutar pela manutenção das escolas disciplina obrigatória de religião e à manutenção de símbolos religiosos.

No Brasil, os católicos ainda são maioria, mas perdida a cada ano um milhão de votos para as igrejas evangélicas. O catolicismo está sendo restrito à classe média, enquanto os evangélicos ocupam os mais pobres e menos educados do país. Assim, os católicos fiéis ao voto, são menos influenciados pelos bispos e pastores de pastores evangélicos que acham mais fácil de obedecer.

Traduzido do El Pais da Espanha

Nenhum comentário: