quinta-feira, 2 de junho de 2011

Morre, aos 60 anos, Maria Christina de Andrade Vieira


Maria Christina era uma ativista cultural bastante premiada na área. Ela foi idealizadora do Natal no Palácio Avenida, que completou 20 anos em 2010


Maria Christina lutava contra um câncer. O corpo será velado a partir das 23 horas na Capela Vaticano, em frente ao cemitério municipal

A ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) Maria Christina de Andrade Vieira morreu, aos 60 anos, nesta quinta-feira (2). Ela havia pedido afastamento da entidade na última segunda-feira (30) para realizar um tratamento de saúde. Maria Christina lutava contra um câncer.

Seu corpo será velado a partir das 23 horas na Capela Vaticano, em frente ao cemitério municipal. Uma cerimônia de despedida será realizada às 11 horas de sexta-feira (3), no mesmo local. A cremação, que será restrita a familiares, vai ocorrer em Campina Grande do Sul.

Maria Christina era filha de Avelino Vieira, fundador do Banco Bamerindus, e irmã de José Eduardo de Andrade Vieira, que foi senador pelo Paraná e ministro da Indústria, Comércio e Turismo e da Agricultura. Ela também era tia de Fernanda Richa, mulher do governador Beto Richa.

Segundo o filho de Maria Christina, Antônio Carlos de O. Dias Filho, o desejo da mãe era de que amigos e parentes que não comprassem flores para seu funeral, mas que fizessem doações em seu nome para o Hospital Erasto Gaertner, especializado no tratamento de câncer e onde recebeu atendimento para a doença. "A coisa que mais a deixaria feliz nesse momento seria essa doação. O câncer é o conteúdo do último livro que ela escreveu e não foi publicado. Agora vamos tentar viabilizar a publicação deste livro que está pronto", conta.

Profissionalmente, Maria Chris­­tina atuava como palestrante, coach e consultora em comunicação e marketing. Ela era uma ativista cultural bastante premiada na área. Entre os inúmeros projetos que conduziu, um dos que obtiveram maior destaque foi o Natal do Palácio Avenida, realizado há 20 anos no mês de dezembro no Palácio Avenida, em Curitiba.

O prefeito Luciano Ducci (PSB) enalteceu a dedicação de Maria Christina que, mesmo enfrentando problemas de saúde, permaneceu firme na direção da Fundação Cultural. O prefeito decretou luto oficial de três dias no município.

Biografia

Nascida em 8 de maio de 1951, em Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira era formada em Filosofia com licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Ela era especialista em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Marketing pela PUC-PR e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).

Maria Christina atuou como professora de filosofia na PUC-PR e, em 1987, ingressou no então Banco Bamerindus, na área de Promoções e Eventos. No banco, foi criadora e diretora executiva da Associação Cultural Avelino Vieira, diretora de Infraestrutura e membro da holding do banco. Ela foi idealizadora do Natal no Palácio Avenida, que completou 20 anos em 2010. Ela foi a primeira mulher a presidir uma associação comercial no Brasil, com sua gestão na Associação Comercial do Paraná (ACP).

Maria Christina recebeu 63 prêmios da área de Marketing Cultural, entre eles o diploma de Grão Mestre da Ordem Rio Branco, concedido pela presidência da República. Ela era integrante dos conselhos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e da ACP. Era autora de dez livros, entre eles, Dito e Feito (Ed. Dórea Books & Arts, 1995); Herança (Ed. Senac, 1998), Cotidiano e Ética: Crônicas da Vida Empresarial (Ed. Senac, 2000), Conversa Nua (Ed. de Autor, 2003), Comunicação Empresarial: Etiqueta e Ética nos Negócios (Editora Senac, 2007) e Cidade Estranha (Sete Letras, 2008).

Ela havia assumido a presidência da FCC em dezembro de 2010, a convite do prefeito Luciano Ducci.

Fonte : Gazeta do Povo

Nenhum comentário: