sábado, 18 de junho de 2011

Prefeito de Piraí do Sul diz que não sumiu com medo perder o cargo; só está descansando

Há duas semanas oficiais da Justiça procuram o prefeito de Piraí do Sul, Antonio El Achkar, conhecido por Toto, para notificá-lo sobre o pedido de afastamento do cargo solicitado pela Câmara de Vereadores da cidade, só que não o encontram. O prefeito disse que não está desaparecido de Piraí do Sul, mas apenas cuidando da saúde em Curitiba. "Estou tratando de um mal estar", afirmou em entrevista hoje (17) à Banda B.


Segundo a oposição, Toto está afastado da administração há mais de 15 dias sem pedir licença à Câmara Municipal. O pedido de afastamento dele das funções, solicitado pela câmara, foi tomado depois que vereadores receberam do advogado, Júlio César Dalcool, uma série de denúncias de irregularidades cometidas pela administração municipal, entre as quais, contratar sem licitação a própria nora, a dentista Michele Simão Martins El Achkar, esposa de Antonio El Achkar Filho, secretário de Segurança e Antidrogas do município.

A empresa da nora do prefeito Toto receberia até dezembro de 2011, segundo a denúncia apresentada aos vereadores, um total de R$ 168 mil, para prestação de serviços odontológicos. A própria Lei Orgânica do município proíbe a contratação de parentes até segundo grau do prefeito para realização de serviços públicos.

A denúncia diz que a empresa de Michele havia sido criada apenas 49 dias antes de ser contratada e está sediada em um imóvel pertencente ao prefeito (existe uma segunda empresa sediada no mesmo local que também foi contratada por dispensa).

Sem entrar em detalhes sobre as denúncias, o prefeito apenas afirmou que tudo é invenção de seus opositores. "Não existe nada irregular como toda a nossa administração. Todos têm direito de procurar chifre em cabeça de cavalo e é isso que estão fazendo. Não tenho nada para esconder, bem pelo contrário (...) o que posso dizer é que o prefeito não foge da raia", afirmou Toto.

O advogado Júlio Dalcool e mais duas pessoas entraram com uma Ação Popular e o juízo da Comarca deferiu liminar suspendendo os contratos, empenhos, pagamentos e determinando o bloqueio de valores pelo Bacenjud (a efetividade do bloqueio ainda não foi verificada) da empresa MSM.

O advogado também denuncia que existe uma outra suspeita de fraude. A empresa Massa & Costa Ltda. (criada no dia 11.03.2011) que foi contratada no dia 12.04.2011, também por dispensa de licitação, para intermediar a contratação de shows para uma festa local chamada Piraí Expo Trade, que ocorreu entre os dias 20 e 26 de abril, foi contratada oito dias antes do início da festa. O valor da contratação foi de R$ 618.500,00.

“Ocorre que quando a empresa foi contratada os shows já estavam sendo divulgados pela mídia regional e os shows contratados foram Fernando e Sorocaba, Pitty, Inimigos da HP, Amado Batista e Tião Carreiro e Capataz, pelo que se infere que já haviam sido contratados antes mesmo de a empresa ser criada, quanto mais antes de contratada”, lembra.


Nesta sexta-feira (17/06), as 14 horas, acontece na Câmara Municipal de Pirai do Sul um oitiva em que foram convocados do advogado Júlio Cesar Dalcool e mais o prefeito municipal.

 Fonte: Banda B

Nenhum comentário: