About us

Delegacia de Jaguariaíva terá novos agentes de carceragem a partir de fevereiro






















 A partir do dia 1º de fevereiro, começa o processo de transição no gerenciamento da Cadeia Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa, e das delegacias de Castro, Jaguariaíva e Telêmaco Borba. Atualmente, as unidades são administradas pela Secretaria de Estado da Segurança (Sesp) e cabe a policiais civis a responsabilidade pelos locais e guarda de presos. Com a mudança, que começará no mês que vem, as unidades passarão a ser gerenciadas pela Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), que já é responsável pelas penitenciárias. Dessa forma, sairão os policiais civis e entrarão agentes de carceragem, que já foram contratados pelo Estado via processo seletivo simplificado.

De acordo com a assessoria de imprensa da Seju, no início será feita uma gestão compartilhada nas delegacias e no presídio, ainda com o apoio da Sesp. Hoje, o Cadeião, que tem capacidade para 172 presos, está com 435 presos. Cerca de dez policiais civis trabalham para garantir a segurança deles e da unidade. De acordo com a assessoria, a partir do dia 1º, serão destinados 102 agentes de cadeia (88 homens e 14 mulheres) para o presídio. Outros 69 funcionários serão designados para as delegacias de Castro, Jaguariaíva e Telêmaco.

Para atuar em todo o Paraná, foram contratados 1.235 agentes de cadeia e o maior número será para a região de Londrina, com 228. Contratados por um ano, com possibilidade de ampliação de contrato para até mais 12 meses, os novos agentes passarão por curso de capacitação e começam a trabalhar no dia 1.º de fevereiro.

“Com essas contratações, vamos poder assumir as carceragens das delegacias, liberando os policiais civis para seu trabalho de investigação e combate ao crime, dando maior segurança aos cidadãos paranaenses”, destaca a secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes. 
Os convocados para contratação temporária devem comparecer no auditório Mario Lobo, do Palácio das Araucárias, na Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n, Centro Cívico, em Curitiba, entre 16 e 25 de janeiro. As datas e horários de apresentação dos agentes aprovados por região, bem como os documentos necessários, estão especificados no Edital 001/2013, que pode ser acessado em www.justica.pr.gov.br.


Além do reforço considerável na segurança do Cadeião de Ponta Grossa e delegacias da região, a Seju pretende, já nos primeiros dias do processo de transição, transferir todos os presos condenados para penitenciárias. Outro objetivo é, gradualmente, oferecer educação e trabalho aos presos provisórios.

Ontem, em visita à cidade, o governador Beto Richa ressaltou a redução no número de presos nas delegacias do Estado. Segundo ele, a meta era reduzir em 40% o volume de detentos nas unidades – em torno de seis mil –, nos primeiros dois anos de gestão, mas o governo conseguiu ultrapassar a meta e retirou pouco mais de sete mil. Richa ressaltou que pretende terminar o mandado zerando o número de presos em delegacias. 

Região é a terceira com maior superlotação do PR

Estatísticas da Seju mostram que a região de Ponta Grossa é a terceira com a maior superlotação do Estado, perdendo apenas para Londrina e Maringá. A área de Ponta Grossa, que abrange 17 comarcas, possui 365 vagas para presos provisórios (no Cadeião e nas carceragens de delegacias), mas está com 1.259 detentos, ou seja, 894 a mais que a capacidade. Em Londrina, são 1.629 e em Maringá 999 a mais que a quantidade de vagas.

Em relação aos presos já condenados pela Justiça, a região de Ponta Grossa oferece 420 vagas no regime fechado e 120 no regime semiaberto. Apenas o semiaberto abriga um pouco mais que a capacidade – são 16 presos a mais.

De acordo com a assessoria de imprensa da Seju, amanhã o governador Beto Richa assina contrato para ampliação de vagas no sistema penal. Em Ponta Grossa, está prevista aberturas de 334 novas vagas para presos condenados.  
Delegacia de Jaguariaíva terá novos agentes de carceragem a partir de fevereiro Delegacia de Jaguariaíva terá novos agentes de carceragem a partir de fevereiro Reviewed by FIQUE POR DENTRO JAGUARIAIVA on janeiro 09, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Fique por dentro Jaguariaíva. Tecnologia do Blogger.