About us

Governo do Paraná entrega novas viaturas para reforçar frota da PM


O governador Beto Richa entregou nesta segunda-feira (28/01), 41 novas viaturas modelo Duster para a Polícia Militar e outras sete caminhonetes Frontier para a Defesa Civil. Os novos veículos vão reforçar a frota estadual e fazem parte do lote de 1.220 que foram adquiridos pelo Estado com recursos do Fundo Especial de Segurança Pública (Funesp). 


Richa destacou que a última grande compra de viaturas policiais foi feita pelo governo estadual em 2006. “Há muito tempo a polícia militar e os paranaenses aguardavam novas viaturas”, disse Richa.

Os veículos, entregues em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, serão distribuídos imediatamente para os batalhões regionais da PM. Vinte viaturas vão atender o Litoral, 10 serão alocadas na capital e 11 na Região Metropolitana de Curitiba.

A entrega de todas as viaturas adquiridas será finalizada em até 60 dias, prazo para a montagem e colocação de equipamentos, para as Polícias Militar e Civil, o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico-Legal. A distribuição será feita com base em um planejamento estratégico elaborado pela Secretaria da Segurança Pública e pelo Comando da Polícia Militar, tendo como base os índices de criminalidade registrados nos municípios paranaenses.

Richa ressaltou que neste ano o governo realizará investimentos de R$ 324 milhões em obras, ações e equipamentos na área da segurança pública, valor oito vezes maior que o aplicado em 2010. A aquisição de novas viaturas faz parte do reequipamento das polícias do Paraná que está sendo realizado pelo governo Beto Richa e está inserida no programa Paraná Seguro.

O Paraná Seguro prevê ainda a contratação de 10 mil policiais militares e civis, a construção de 95 delegacias cidadãs e 400 módulos policiais. “Para realizar um trabalho exitoso na área de segurança é preciso investimentos, aumento no número do efetivo, aquisição de viaturas e equipamentos”, disse o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques.

DEFESA CIVIL – Das sete viaturas entregues para a Defesa Civil, quatro serão destinadas para as coordenadorias do órgão no interior (Pato Branco, Francisco Beltrão, Guarapuava e Umuarama) e uma ficará na coordenadoria de Curitiba. Outros dois veículos serão utilizados pela Coordenação Estadual.

A coordenadoria regional de Curitiba atende 14 municípios, enquanto a de Pato Branco responde por 15 cidades; Francisco Beltrão por 27; Guarapuava 21; e Umuarama 21 municípios. Os novos veículos fazem parte do lote de 19 veículos que serão distribuídos para todas as 15 coordenadorias regionais no Estado, totalizando um investimento de R$ 1,8 milhão.

De acordo com o coordenador estadual de Defesa Civil e chefe da Casa Militar do Estado, coronel Adilson Castilho, a camionete é o veículo mais apropriado para atendimento de ocorrências, como no caso de desastres naturais. Castilho informou que as demais viaturas estão em processo de montagem e devem ser encaminhadas para as regionais em até 60 dias.

FUNDO - Criado em novembro de 2011, o Funesp incorpora todas as receitas de recursos que anteriormente estavam desmembradas em três fundos distintos: o Fundo de Modernização da Polícia Militar (FUMPM), o Fundo Especial de Reequipamento Policial (Funrespol) e o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros (FUNCB).

As verbas que compõem o Funesp são provenientes do repasse de 35% da arrecadação do Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná, conforme decreto governamental 5.750, de 30 de agosto de 2012.

Estiveram na cerimônia os secretários de Estado, Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Mário Celso Cunha (Copa 2014), Fernanda Richa (Família e Desenvolvimento Social); o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, delegado Marcus Vinicius Michelotto; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento; o presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil do Paraná (Adepol), Kioshi Hatanda; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, eo primeiro secretário da Assembleia, deputado Plauto Miró; os deputados federais, André Zacharow e Fernando Francischini; os deputados estaduais, Alceu Maron, André Bueno, Alexandre Curi, Duílio Genari, Caíto Quintana, Élio Rusch, Hermas Brandão Júnior, Gilberto Martins, Jonas Guimarães, Nelson Luersen e Teruo Kato.
Governo do Paraná entrega novas viaturas para reforçar frota da PM Governo do Paraná entrega novas viaturas para reforçar frota da PM Reviewed by FIQUE POR DENTRO JAGUARIAIVA on janeiro 28, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Fique por dentro Jaguariaíva. Tecnologia do Blogger.