quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

40 indústrias negociam instalação no Paraná

COMPETITIVO Indústrias aguardam nova política fiscal para se instalar no PR


O primeiro semestre deste ano deverá ser marcado pela série de anúncios de instalação de indústrias no Paraná. Pelo menos, esta é a expectativa do governo estadual, que está pronto para lançar, amanhã, a nova política fiscal do Estado. Neste momento, 40 empresas negociam se instalar em solo paranaense, entre elas a Ambev, que deve construir uma fábrica em Ponta Grossa.


De acordo com o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, dezenas de indústrias prospectaram o Paraná nos últimos meses. “A política fiscal do Estado não se adequou ou não foi competitiva com a dos outros estados brasileiros. Agora, estamos chamando de volta todos os empresários que estiveram aqui e vamos divulgar a nova política para que eles tragam as indústrias para cá”, diz.

Para Barros, como o programa será apresentado para o setor industrial nesta quinta-feira ainda não há como saber se haverá anúncio oficial de instalação de indústrias nesta semana. “Vamos chamar os investidores para conversar. Os anúncios devem acontecer no primeiro semestre”, acredita.

O secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, afirma que “o governador já está trabalhando com empresários que voltaram para o Paraná. Estamos com uma boa quantidade de empresas com processos tramitando, mas não sei se teremos como anunciar alguma instalação amanhã”.

Segundo Hauly, a nova po­lítica prevê a criação de comitês para verificar caso a caso os benefícios requisitados pelas empresas. “A prerrogativa será analisar os pedidos das indústrias e encaminhar para a Secretaria da Fazenda. Há todo um tramite a ser seguido”, explica. Sobre a Ambev ele diz que “as negociações estão bem adiantadas”.

Mudança

O programa modifica os percentuais e os prazos de diferimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Também prevê os comitês para análise de cada caso. Serão analisadas situações específicas, porém atentando para o tipo e o porte do empreendimento, número de empregos gerados, capacidade de geração de receita, ramo de atividade, localização, impacto ambiental, entre outros.

O evento de lançamento do Paraná Competitivo acon­­tecerá na Associação Co­mer­cial e Industrial de Lon­drina (ACIL), às 10 horas.

Diáro dos Campos: Luciana R. Brick

Nenhum comentário: